• Carregando...
 | /Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: /Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Arquivo

A folia de carnaval vai ter horários diferenciados nas cidades do Litoral paranaense. Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, quando todas as festas estavam programadas para se encerrar às 2h, algumas cidades vão foliar até mais tarde em 2018. Em Antonina, por exemplo, a programação deve se estender até as 4h durante todos os dias e, em Guaratuba, até as 3h na segunda-feira (12) por causa da Guaratubanda.

Segundo o comandante da Operação Verão da Polícia Militar, tenente-coronel Rui Barroso Torres, os horários foram estabelecidos a partir de uma reunião com os prefeitos de todas as cidades do Litoral para definir o esquema de segurança durante os dias de festa. “Antonina e Guaratuba têm um carnaval com características diferenciadas das outras cidades. Em Antonina, além dos desfiles, há também os bailes populares, que começam mais tarde, entre 22h e 23h”, explica.

Já em Guaratuba, a festa se estende até as 3h na segunda-feira por causa da Guaratubanda. Como aponta o coronel Torres, trata-se de um evento que já é tradicional na região e que tem seus blocos e bandas que justificam o horário estendido.

Nas demais localidades, no entanto, a folia segue o cronograma dos anos anteriores, encerrando às 2h, baseando-se em uma determinação do Ministério Público que estabelece esse horário-limite para os festejos.

Policiamento reforçado

A Polícia Militar espera que cerca de 1,5 milhão de pessoas aproveitem o carnaval no Litoral paranaense entre sexta (9) e quarta-feira (14). Para isso, 240 policiais serão enviados para ajudar os mais de 1.000 agentes de segurança que já trabalham na Operação Verão 2017/2018. No início desta semana, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) anunciou também um reforço no número de bombeiros.

De acordo com o coronel Torres, o aumento no efetivo é reflexo de uma tendência já observada nas festas de fim de ano. “Observamos um aumento significativo de veranistas no Réveillon e entendemos que, para o carnaval, esse número também será superior do que ao do ano passado”, diz.

Em relação aos horários estendidos em Antonina e Guaratuba, ele afirma que o tempo a mais não vai impactar no planejamento que a corporação já tinha definido para o carnaval, já que a quantidade de policiais em cada evento é definida com base na projeção de público e tipo de festa, não na duração.

E, nesses casos, são os trios elétricos que exigem mais atenção da PM, principalmente por causa das confusões causadas por quem bebe demais. “Normalmente os eventos de trio elétrico são os que mais exigem atenção da polícia pelo grande número. Como acontece em avenidas, o espaço maior exige uma maior ação preventiva, principalmente porque tem pessoas que abusam da bebida alcoólica e arranjam briga”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]