• Carregando...
Fila de vacinação da Covid-19 no Parque Barigui.
Fila de vacinação da Covid-19 no Parque Barigui.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Paraná

Se o Ministério da Saúde enviasse doses suficientes, o curitibano poderia fugir das filas no momento da vacinação da Covid-19 e agendar a aplicação, segundo a prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a plataforma Saúde Já tem estrutura para agendar a aplicação do imunizante, assim como já faz no caso de consultas médicas e exames do SUS. Mas a quantidade baixa de ampolas que a capital tem recebido impede o agendamento, o que poderia facilitar a vida da população. O cadastro no Saúde Já pode ser feito pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou aplicativo.

Receba no WhatsApp notícias de Curitiba e do Paraná

"O Saúde Já tem toda possibilidade de fazer esse agendamento da vacina de Covid-19. Mas há uma dificuldade muito grande porque a gente nunca sabe direito quando vão chegar novas doses. Além disso, elas chegam em volumes baixos", explica a superintendente executiva da SMS, Beatriz Battistella Nadas. "Muitas vezes recebemos as doses de noite e na manhã do dia seguinte já estamos aplicando. Então não podemos nos comprometer em agendar a aplicação e no dia marcado a pessoa ir ao posto de saúde e não ter vacina", enfatiza.

Dessa forma, a prefeitura adotou o agendamento somente para um grupo prioritário desde o início da imunização da Covid-19 em janeiro, o de profissionais de saúde. Quinta-feira (10), a SMS abriu o agendamento pelo Saúde Já de mais uma leva de profissionais de saúde registrados no respectivos conselhos de classe, incluindo categorias que até então não haviam sido contempladas, como profissionais de educação física e biólogos.

Se não pode agendar a vacinação por falta de doses, Beatriz enfatiza que o aplicativo Saúde Já ajuda a população a não perder a data de aplicação. Isso porque a ferramenta emite avisos alertando a proximidade da data da vacinação conforme o grupo em que a pessoa está inserida. "Esse mecanismo é ágil e faz com que a gente sempre atinja o público. Tanto que cerca de 95% das pessoas vão se vacinar no dia certo", reforça Beatriz.

O usuário também pode pela plataforma emitir e imprimir o comprovante de vacinação da Covid-19 de primeira e segunda dose, bem como de imunizantes de outras doenças. Dessa maneira, se perder a carteirinha de papel, o usuário encontra todos os dados de vacinação no Saúde Já. "Esse cadastro também facilita o nosso controle de aplicação, que é enviado ao Ministério da Saúde", complementa Beatriz.

Do início da vacinação em janeiro até esta segunda-feira (14), Curitiba recebeu 922.540 doses de vacina. Desse total, 835.220 doses já foram aplicadas até o fim de domingo (13), sendo 603.520 primeiras doses e 16.720 segundas doses.

Cadastro

Se a quantidade de doses não permite o agendamento, a campanha de vacinação da Covid-19 trouxe um avanço para o sistema de saúde de Curitiba: gerou uma aceleração no cadastramento da população Saúde Já, ferramenta que existe desde 2017.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, poucos dias antes do início da campanha de imunização, em janeiro, havia o total de 948.838 cadastrados no aplicativo, sendo 807.255 maiores de 18 anos. Nesta sexta-feira (11), o número total de cadastrados chegou a 1.391.852, ou seja, aumento de 50% ao longo da vacinação. Contando apenas o público acima de 18 anos, o aumento é de 46,6%, alcançando 1.212.958 pessoas.

"No aplicativo a pessoa ganha em qualidade e rapidez no atendimento geral da saúde. E pretendemos evoluir para novas ferramentas, como consultas por videoconferência ou teleconsulta e até atendimento pelo próprio aplicativo", cita Beatriz.

A diretora executiva da SMS cita a adesão de idosos como evolução no uso do sistema. "Quando lançamos o aplicativo, havia uma preocupação muito grande de que pessoas mais velhas teriam dificuldades. Mas o que a gente observa é muitos membros da família que cadastram os idosos, até porque o aplicativo permite o cadastro de mais de uma pessoa na mesma conta. Então muitos filhos ou netos acompanham os processos dos idosos pelo aplicativo", afirma Beatriz.

Vale ressaltar que, apesar de facilitar a aplicação da vacina no posto de saúde, quem não está cadastrado no Saúde Já pode se vacinar normalmente. Porém, terá que esperar mais na unidade de saúde, já que os atendentes terão que conferir manualmente o seu registro no SUS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]