• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O friozinho e os chuviscos não chegaram em Curitiba e no Litoral do Paraná apenas para desanimar quem estava tentando curtir o fim do carnaval. Ainda nesta quinta-feira (15) pós-feriado permanecem as chuvas leves e temperaturas mais baixas do que as esperadas para a época do ano, o que levou muita gente a buscar roupas de frio no comércio em pleno verão. Quem não está gostando, porém, pode ficar tranquilo: a previsão do Instituto Simepar é de que os termômetros voltem a subir a partir de sexta-feira (16), ainda que aos poucos.

De acordo com o Simepar, nesta quinta a nebulosidade continua muito intensa em toda a parte Leste do estado. Logo ao amanhecer, o tempo fica encoberto na capital, que tem temperatura mínima de 14ºC e máxima de 21ºC. Na cidade, a possibilidade de chuviscos se intensifica no fim da manhã, mas a tarde deve ter alguns momentos esparsos de sol. Os chuviscos podem voltar no início da noite. Já nas praias do estado, a instabilidade pode ser um pouco mais intensa. A temperatura varia entre 14ºC e 25ºC em Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá.

Leia também: “Inverno fora de época” impulsiona venda de roupas de frio em Curitiba

Quanto mais para a região Oeste do Paraná, maior a probabilidade de céu aberto. Em cidades no centro do estado, como em Guarapuava, há nuvens, mas não chove - a temperatura mínima é de 13ºC e a máxima fica em 24ºC. Já o extremo Oeste tem tempo seco,  com sol brilhando durante a manhã e a tarde. Em Foz do Iguaçu, a variação de temperatura fica entre 19ºC e 31ºC.

Friozinho não é incomum no verão

Apesar de causar uma sensação de estranhamento, levando em conta que ainda é verão, o friozinho não é tão incomum nesta época do ano. Quem explica é o meteorologista Samuel Braun, do Simepar: “Essas massas de ar frio acontecem, mas normalmente duram dois ou três dias, devem ir embora logo”, esclarece.

Além disso, Braun lembra que um dos principais motivos para o frio é o vento, que diminui a sensação térmica. Por isso, poucos graus a mais farão a diferença para aquecer Curitiba e o Litoral a partir de domingo, quando o vento passa a vir de Nordeste, e não de Sudeste ou Leste como na quarta e na quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]