• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta sexta-feira (5), durante um evento em Maringá, que as doses que restaram de vacina da campanha nacional contra a gripe serão disponibilizadas para toda a população brasileira a partir de segunda-feira (5) para evitar o desperdício de vacinas. Mas essa ampliação não chegará ao Paraná. No estado, a ordem é manter a vacinação restrita aos grupos de risco.

De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o objetivo disso é atingir as metas de vacinação dos grupos prioritários. Se isso acontecer durante a semana, a possibilidade de liberação da vacina para o restante da população poderá ser avaliada. Contudo, a campanha nacional deve ser encerrada na próxima sexta-feira (9) e, de acordo com o ministro da saúde, não será prorrogada.

A Sesa informou ainda que, até agora, 2,5 milhões de pessoas foram vacinadas no Paraná, o que corresponde a 85% do público-alvo. Fazem parte deste público gestantes, idosos, puérperas, crianças de seis meses a quatro anos de idade, indígenas, profissionais de saúde, professores da rede pública e privada em atividade e portadores de algumas doenças crônicas – mediante prescrição médica.

A secretaria não informou exatamente quantas doses da vacina ainda estão disponíveis no estado, pois todas as cerca de 3 milhões de vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas entre os municípios. Além das doses já aplicadas, é preciso considerar as que se perdem durante o processo de imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país, são cerca de 10 milhões de doses disponíveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]