• Carregando...
Doença de zika na Grande Curitiba
São José dos Pinhais tem 1º caso autóctone de zika do ano no Paraná| Foto:

O Paraná registrou o primeiro caso autóctone (transmitido dentro da própria região) de zika vírus do ano, segundo mostra o novo boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (9). A transmissão foi em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba e, segundo a pasta, o paciente passa bem.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

O infectado é um homem de 37 anos, que vive em São José dos Pinhais. De acordo o informativo, a doença foi contraída de forma leve. Desde agosto do ano passado, esse é segundo relato de caso autóctone comprovado no estado.

A cidade de São José dos Pinhais não tem alerta de infestação da doença, mas ainda é preciso ficar atento. “Foi um caso esporádico, porém é necessário ficar atento para que não sejam registrados novos casos e também para que não tenhamos uma epidemia na cidade”, orienta vigilante ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

Serviços públicos na palma da mão: 21 apps para facilitar a vida do curitibano

Ivana ainda ressalta que nesta época do ano são registrados mais casos. “Em março, abril e maio os casos sobem porque ainda temos dias de calor, que é agradável para o mosquito reproduzir e se proliferar”, alerta.

O zika vírus e outras doenças, como a dengue e a chykungunya, são transmitidas pelo mosquito Aedis aegypti, que se reproduz através de água parada. Para deter o parasita, a única forma de combate é evitar focos de água parada, em vasos, pneus, piscinas e outros lugares que possam acumular água.

Dengue

A Sesa confirmou 530 novos casos de dengue na última semana em todo o estado. Desde agosto de 2019, já foram infectadas pelo vírus 2.553 pessoas.

Na região de Curitiba, somente em relação à dengue são 11 casos no período, sendo apenas um contraído dentro da região. Os demais são importados de outras áreas.

A incidência da dengue no Paraná é de 21,74 casos por 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde classifica como baixa incidência quando o número de casos autóctones for menor que 100 por 100 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]