i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
trânsito

Greca anuncia implantação de mais um binário em Curitiba

Se tempo colaborar, novo sistema de trânsito no Sítio Cercado vai entrar em operação dia 29 de janeiro

  • PorAngieli Maros
  • 15/01/2019 13:26
Rua Ourizona, que formará o binário com a rua Nova Aurora, no Sítio Cercado. | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Rua Ourizona, que formará o binário com a rua Nova Aurora, no Sítio Cercado.| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O prefeito Rafael Greca (PMN) anunciou em sua conta no Facebook nesta terça-feira (15) a implantação de mais um binário em Curitiba - o terceiro desde que assumiu a gestão municipal em 2017. O novo binário - sistema de vias paralelas com tráfegos contrários de veículos - será entre as ruas Nova Aurora e Ourizona, no Bairro Novo, no Sítio Cercado. A previsão para entrar em funcionamento é no dia 29 de janeiro. Com isso, quatro novos semáforos serão colocados na região.

De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), a mudança no Sítio Cercado vai alterar o trânsito em praticamente toda a extensão das vias, entre os cruzamentos com as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo. Neste trecho, a rua Nova Aurora terá sentido único em direção ao bairro Umbará e a Ourizona seguirá somente sentido Boqueirão.

Leia também: Blitze em Curitiba multam um a cada três motoristas; veja delitos mais comuns em 2018

Já nos próximos dias, novas placas de sinalização de trânsito começarão a ser instaladas. Depois, os pavimentos receberão nova sinalização horizontal. No entanto, todo o cronograma depende das condições do tempo.

Com o novo desenho de circulação, duas ruas transversais ao futuro binário também terão mudança. Na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Nova Aurora e a Ourizona) terão sentido único para a Ourizona. Já a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Nova Aurora.

Leia também: Após ser burlado no primeiro dia, sistema contra fura-catracas de Curitiba é reforçado

Haverá ainda uma alteração de preferencial no cruzamento das ruas Nova Aurora e Mandirituba. O motorista que estiver dirigindo pela Rua Nova Aurora terá preferência em relação ao condutor que vir da Rua Mandirituba - que tinha, até então, a preferencial.

Dessa forma, o motorista que estiver na Rua Mandirituba deve parar no cruzamento com a Rua Nova Aurora antes de seguir, como já ocorre no cruzamento com a Rua Lupionópolis, que é a próxima rua paralela à Nova Aurora.

Novos semáforos

A região do Sítio Cercado terá quatro novos semáforos, para melhorar a fluidez de trânsito e a travessia dos pedestres. Os equipamentos, que já começaram a ser instalados, ficarão no cruzamento das ruas Tijucas do Sul com Ourizona, Tijucas do Sul com Nova Aurora, Nova Aurora com São José dos Pinhais e Ourizona com David Tows.

Impacto

De acordo com a Setran, as mudanças nas ruas Nova Aurora e Ourizona foram estudadas a partir do comportamento de motoristas e pedestres na região. Uma pesquisa demonstrou que o maior fluxo de veículos é pela Nova Aurora, o que justifica a alteração.

O binário do Sítio Cercado será o 3.º implantado por Rafael Greca desde que ele assumiu a prefeitura de Curitiba 2017. Antes, saíram do papel os binários Mateus Leme e Nilo Peçanha, entre os bairros São Francisco e São Lourenço, e Major França Gomes e João Alencar Guimarães, no Santa Quitéria.

Apesar da justificativa da prefeitura de que os modelos trazem mais segurança e agilizam o trânsito, o sistema vem sendo alvo de críticas por parte dos moradores. No bairro São Lourenço, moradores colocaram em questão o excesso de velocidade e o prejuízo no comércio da área. No Santa Quitéria, além de uma mudança de comportamento dos motoristas, que passaram a dirigir mais rápido, a preocupação foi também com a falta de sinalização.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.