• Carregando...
 | Reprodução/RPC
| Foto: Reprodução/RPC

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, nesta quarta-feira (21), um carregamento de madeira ilegal em uma empresa em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com o Paraná TV 1.ª edição, são 88 metros cúbicos do produto, quantidade que equivale a seis caminhões cheios. Segundo o Ibama, a empresa recebeu uma multa de R$ 500 mil.

A madeira veio de uma empresa que faz corte em Rondônia, e, de acordo com o Ibama, deve ter sido extraída de terras indígenas, unidades de conservação ou áreas públicas. Os fiscais do órgão chegaram no local nesta quarta já com os autos de apreensão.

Leia também: Motociclistas de Curitiba ganham área exclusiva de parada no sinaleiro

Pela lei, a empresa que corta as árvores precisa ter uma autorização do Ibama que permite a derrubada de determinada quantidade de madeira. Quando o produto é vendido, a empresa emite uma guia para transporte com a quantidade autorizada pelo órgão. O problema é que a organização passou a adulterar a quantidade de carregamentos em algumas guias.

Em um dos documentos, por exemplo, o Ibama havia autorizado 0,21 metros cúbicos de cedro, mas os empresários trocaram o número para 2,1 metros cúbicos da madeira. Isso equivale a uma derrubada de 10 vezes mais árvores do que o permitido. Segundo o Paraná TV apurou junto ao Ibama, a madeira excedente teria vindo de áreas em que não é possível obter a autorização para derrubada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]