• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (24) alerta de tempestade, chuva de granizo, risco de alagamentos, queda de árvores e ventos intensos de até 100 km/h. O alerta vale para partes dos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. Segundo o Inmet, no Paraná, as regiões afetadas incluem Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e ainda as regiões Oeste, Centro-Sul, Sul e Norte. Já há registro de estragos no estado e a cidade de Turvo, no Centro-Sul paranaense, decretou situação de emergência.

Com relação aos estados vizinhos, a região do Vale do Itajaí, o Litoral Norte de Santa Catarina e o Planalto Norte catarinense foram mencionados no aviso. Já para São Paulo, de acordo com o Inmet, o risco é maior nas seguintes cidades: Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis.

Os ventos na região podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora e as chuvas também serão intensas, com uma média entre 30 e 60 milímetros por hora. Além do alerta de tempestade, o Inmet também emitiu um alerta de queda de temperatura em todas essas regiões, com risco à saúde que vale a partir das 18h desta sexta (24) até o meio-dia de sábado.

Leia também: Fim de semana vai ser de chuva, frio de 0º C e possibilidade de geada em todo o Paraná

Já o Instituto Simepar contabilizou 6010 ocorrências de raio no estado do Paraná. O órgão também destacou que essa condição faz parte de uma área de instabilidade que se organizou no extremo sul do Brasil nas primeiras horas da manhã, com uma frente fria que aumentou a instabilidade atmosférica.

Inmet recomenda cuidados, saiba quais são

O alerta laranja significa perigo e por isso, além das orientações da Defesa Civil (por meio da central 199) e do Corpo de Bombeiros (na central 193), o Inmet elaborou uma série de cuidados para orientar as pessoas nessas situações. São eles:

- Buscar abrigo longe das árvores e de coberturas metálicas;

- Desligar aparelhos elétricos bem como o quadro geral de energia e o gás;

- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;

- Guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e locais protegidos;

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]