• Carregando...
Novas flores do jardim Botânico de Curitiba
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente já começaram a plantar novas flores (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)| Foto:

A chegada do outono traz também novas cores para o principal cartão-postal de Curitiba. O Jardim Botânico começa a receber nesta semana 65 mil novas flores da estação somente no chamado Jardim Francês, o canteiro geométrico que fica na área em frente à estufa.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

De acordo com a prefeitura, a flor escolhida para colorir o parque foi a petúnia, que vão embelezar o cenário nas cores rosa, azul e branco. As plantas foram cultivadas no Horto do Guabirotuba e o trabalho de plantio deve ser concluído dentro de 15 dias.

Além disso, o solo do Jardim Botânico também recebeu um composto orgânico nesse canteiro central. “Isso deve proporcionar uma melhoria na fertilidade e na estrutura do solo, e consequentemente, teremos plantas mais sadias, mais floríferas e coloridas, com folhas mais verdes”, explica a engenheira agrônoma Josy Moraes, responsável pela produção de flores no Horto.

  • Novas flores vão mudar a cor do Jardim Botânico no outono (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
  • Novas flores vão mudar a cor do Jardim Botânico no outono (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
  • Novas flores vão mudar a cor do Jardim Botânico no outono (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

De acordo com o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), José Roberto Roloff, a escolha do tipo de flor a ser usado a cada estação é feita com base com as características da temporada. “As flores, em geral, são trocadas com a frequência aproximada de três meses, respeitando o ciclo de vida da planta. Também levamos em consideração a resistência conforme as condições do clima”, diz.

Pelo menos neste mês de abril, Jardim Francês deve ser o principal destaque do Jardim Botânico. Isso porque a icônica estufa de vidro está em manutenção — o que forçou a prefeitura a cercá-la com uma estrutura de madeira até que os trabalhos estejam concluídos. De acordo com a SMMA, o serviço de recuperação atualmente se encontra em uma das etapas mais delicadas, que é o tratamento da estrutura metálica interna e externa — o que envolve a retirada dos vidros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]