• Carregando...
Érico Carvalho e sua mãe Pilar Carvalho.
Érico Carvalho e sua mãe, Pilar Carvalho, conheceram o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), e deram sua opinião sobre o transporte coletivo da cidade. Foto: Pedro Ribas/SMCS/Prefeitura de Curitiba / Divulgação.| Foto:

Érico Carvalho, de 20 anos, é um jovem autista com uma paixão peculiar: andar de ônibus em Curitiba. O jovem decorou o nome e número de 250 linhas de transporte coletivo da cidade por pura curiosidade. Seu interesse, no entanto, nasceu há muito tempo por incentivo da mãe. Como o menino é autista, Pilar Carvalho, mãe de Érico, levava o filho para passear, de preferência em locais grandes e de percurso longo. O objetivo era acostumar o filho a ter convivência social, já que autistas têm dificuldades de permanecer em locais com grandes multidões e agitação externa. Aos poucos, os passeios migraram para o transporte coletivo em linhas com destinos cada vez mais distantes.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu WhatsApp

Tudo mudou quando, aos 13 anos, Érico decidiu que queria fazer seus passeios sozinho. “Ele pegava o ônibus e eu ia atrás com o carro. Só para garantir que tudo daria certo”, relata a mãe. Depois do sucesso da primeira experiência, o jovem não abandonou mais o passatempo que virou paixão. Para Érico, andar de transporte coletivo está além de um percurso de ônibus. “Autistas são muito observadores. O passeio de ônibus é uma experiência completa para ele. Lá, ele observa o trânsito, as ruas, as placas, os semáforos, as pessoas e até as infrações de trânsito”, brinca Pilar.

Leia também: Pinguim perseguido por turistas é ‘salvo’ pela Polícia Ambiental no Litoral do PR

Entre as idas e vindas, o rapaz conquistou amizades. Os motoristas, cobradores e passageiros conversam com Érico por todo o trajeto e se o encontram fora dos ônibus não hesitam em parar e falar com o jovem. “As vezes, quando estou passeando com ele na rua, algumas pessoas o cumprimentam. Quando pergunto quem é, ele fala que conheceu no ônibus”, conta a mãe.

Para muitos, Érico é inspiração. Pilar oferece consultoria para pais com filhos autistas e leva o exemplo do filho como experiência. Com seu relato, ela mostra aos outros pais que é possível inserir uma criança autista na sociedade com sucesso.  

E o metrô?

A história do jovem ficou tão conhecida que Érico conheceu o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), pessoalmente. Érico, que cursa Matemática na Universidade Positivo, contou ao prefeito suas experiências e opinião sobre o funcionamento do transporte coletivo na cidade, já que o conhece tão bem. Ele então foi "nomeado" fiscal do sistema de ônibus de Curitiba por Greca.

Érico ficou tão animado para contar tudo que já presenciou nos ônibus que acabou esquecendo de perguntar o que mais queria. “Ele não perguntou sobre a implantação do metrô em Curitiba. Agora não vê a hora de encontrar o prefeito novamente para tirar a dúvida”, relata Pilar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]