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Das quatro estações-tubo que o Ligeirinho Aeroporto não vai mais passar está a do Círulo Militar, no Centro de Curitiba. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Das quatro estações-tubo que o Ligeirinho Aeroporto não vai mais passar está a do Círulo Militar, no Centro de Curitiba.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

A partir da próxima segunda-feira (10), passageiros que desembarcam no Aeroporto Afonso Pena farão integração com os terminais Central de São José dos Pinhais e do Boqueirão, em Curitiba. Dessa maneira, a linha deixará de passar em sete pontos: as estações-tubo Salgado Filho (Uberaba), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Paiol (Prado Velho), Rodoferroviária, Círculo Militar, Prefeitura e Centro Cívico.

Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o órgão que gerencia o transporte metropolitano, a primeira parada da nova linha será no terminal Central de São José dos Pinhais. Em seguida, virá o terminal do Boqueirão, de onde será possível tomar ônibus para qualquer região da cidade, como o Expresso Circular Sul, CIC, Fazendinha e Centro Cívico. Já quem precisa ir até o Aeroporto e costumava embarcar em paradas que não serão mais abrangidas deverá seguir até o terminal do Boqueirão.

Os usuários das estações-tubo Centro Cívico, Prefeitura e Circulo Militar podem chegar ao terminal a partir do ônibus Boqueirão-Centro Cívico. Quem embarca na Rodoferroviária, precisará seguir até o Paiol e de lá embarcar para o Boqueirão. Quem estiver na Salgado Filho, por sua vez, deve tomar um Inter 2 até o terminal do Hauer e de lá seguir para o Boqueirão.

Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o órgão que gerencia o transporte metropolitano, a mudança atende reivindicação dos funcionários do terminal aeroportuário, já que a demanda de passageiros neste Ligeirinho costuma ser baixa. “Hoje, a demanda dessa linha é muito fraca, com um carregamento de 15% da capacidade da rede. Mais de 80% dos usuários são os trabalhadores do aeroporto, que utilizam em horários específicos do dia. Nos demais horários, a linha opera ‘batendo lata’, que é o jargão que usamos no setor para operação sem passageiros”, disse Omar Akel, diretor-presidente da Comec.

A expectativa da Comec é que a demanda da linha Aeroporto/Boqueirão seja maior do que a da linha a ser extinta.Isso deve ocorrer porque os passageiros poderão se conectar em um eixo de transporte com mais opções de linhas.

Linha PUC

Ainda de acordo com a Comec, com a mudança na linha Aeroporto, ônibus que não serão mais usados no itinerário serão realocado para atender a linha PUC-Rodoferroviária. Os ônibus, que levam hoje cerca de 30 minutos para passar, devem atender a estação da PUC de dez em dez minutos a partir de segunda-feira.

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