• Carregando...
Quase 5 mil m² de vegetação que evitava a proliferação do odor forte gerado na estação foram queimados | Divulgação/Sanepar
Quase 5 mil m² de vegetação que evitava a proliferação do odor forte gerado na estação foram queimados| Foto: Divulgação/Sanepar

Jogar lixo nos arredores das estações de tratamento de esgoto – assim como em terrenos baldios e outros locais com vegetação - pode causar incêndios, principalmente nesta época do ano em que a quantidade de chuvas diminui significativamente, deixando o mato muito seco. O alerta é da Sanepar, que tem sofrido com focos de incêndio nos arredores das estações de tratamento de esgoto da capital.

Na tarde de 27 de julho, por exemplo, cerca de 5 mil m² de árvores que circundavam a Estação de Tratamento de Esgoto Padilha Sul, no bairro Ganchinho, em Curitiba, foram consumidas pelo fogo. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência e trabalhou durante uma hora com o auxílio de funcionários da estação para controlar as chamas.

Leia também: Brinquedos inclusivos para crianças com deficiência serão colocados em 11 pontos de Curitiba

Segundo a Sanepar, o fogo destruiu parte da “cortina verde” que existe ao redor da estação desde 2009 para evitar a proliferação do odor forte gerado na estação. Sem a mata, esse cheiro chega com maior intensidade às residências da região, incomodando os moradores. “E esse é o segundo incêndio ao redor dessa mesma estação. O primeiro foi registrado em junho”, informou, em nota.

A Sanepar já providenciou a limpeza da área e o replantio da vegetação destruída pelo fogo, mas informa que o reflorestamento leva tempo. Por isso, solicita que as pessoas evitem jogar lixo nessas regiões para que incêndios assim não ocorram.

As chamas chegaram perto das residências ao redor da estação de tratamento do bairro GanchinhoDivulgação/Sanepar

Orientações

De acordo com o Corpo de Bombeiros, desde o início deste ano, já foram atendidos 353 casos como esse em áreas de vegetação espalhadas pela cidade de Curitiba. O número é alto e pode aumentar ainda mais enquanto a temporada de chuvas não retornar. “Como não está chovendo, o mato fica muito seco e até uma bituca de cigarro pode gerar chamas que poderão se propagar”, alertou a capitã Rafaela Diotalevi.

Ela também pontua que queimar lixo e outros materiais em terrenos baldios é proibido e perigoso. “O que alguns chamam de ‘queima controlada’ pode, facilmente, atingir todo o terreno e as casas vizinhas, principalmente nesta época”, informou.

Ao flagrar pessoas jogando lixo em terrenos baldios de Curitiba ou ateando fogo nesses locais, é necessário denunciar a ação imediatamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para isso, basta ligar para o telefone 156, canal oficial da prefeitura de Curitiba. Também é possível formalizar uma denúncia diretamente à Polícia Ambiental pelo telefone 181 ou através do e-mail denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]