• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Menos da metade das crianças que precisam se vacinadas contra poliomielite e sarampo foram imunizadas em Curitiba. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, em 14 dias de campanha, foram aplicadas 33.710 doses para pólio e 31.122 para sarampo, o que na prática corresponde a 38% e 35% de aderência à imunização destas doenças, respectivamente. Dessas 64.832 doses, 13 mil foram aplicadas no “Dia D”, 28 postos de saúde abriram no último sábado (18).

O objetivo da prefeitura de Curitiba é atingir a meta de 95% da cobertura recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, a vacinação contra as doenças segue disponível nas 110 unidades de saúde da cidade até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta, no horário de funcionamento de cada unidade.

Leia também: Checamos: os mitos e verdades sobre o que se fala sobre o sarampo no WhatsApp

Para que as crianças sejam vacinadas, os pais e responsáveis devem levar RG ou documento de identificação da criança e carteira de vacinação. O público-alvo da campanha do Ministério da Saúde são as crianças a partir de um ano até as de cinco anos incompletos, incluindo as que já foram vacinadas anteriormente.

Apesar da campanha de Curitiba ainda não ter alcançado a meta da atual campanha, a cidade mantém uma cobertura de 95,8% da vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) -- e de 92,9% contra a poliomielite.

Cobertura é baixa também em outros estados

Segundo o Ministério da Saúde, 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% e os municípios do estados de Roraima e do Amazonas, por exemplo, enfrentam dois surtos de sarampo. A Organização Mundial de Saúde havia considerado o sarampo uma doença erradicada do Brasil há dois anos. O mesmo também havia sido considerado em relação à paralisia infantil, que voltou a ter registros em 2018 após 28 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]