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Aplicativo promete agilizar atendimento  com  localização em tempo real | Carlos Poly /SCMS Araucária
Aplicativo promete agilizar atendimento com localização em tempo real| Foto: Carlos Poly /SCMS Araucária

Além da Central 153 da Guarda Municipal, moradores de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, agora podem solicitar atendimento da companhia por meio do aplicativo 153 Cidadão. Disponível para smartphones com sistema Android e IOS, a novidade foi lançada há três meses e serve para denúncias anônimas (vandalismo, furtos, crimes ambientais), solicitação de viaturas em casos de emergência e apoio para mulheres em situação de violência doméstica que tenham medida protetiva cadastrada na Secretaria Municipal de Segurança Pública da cidade – com o botão Maria da Penha.

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Antes de fazer a solicitação do serviço, o usuário precisa preencher um cadastro no aplicativo com CPF, RG e endereço. Assim que o cidadão abre o chamado, a central do órgão também recebe o aviso e a viatura mais próxima é enviada para a ocorrência. Para o diretor da Guarda Municipal de Araucária, Antônio Edson de Souza, o recurso é uma boa forma de agilizar o contato entre a população e os agentes que estão na rua.

“O aplicativo é muito mais rápido para atendimento, pois temos todos os dados e a localização da pessoa. Isso facilita bastante porque em uma situação de emergência no telefone, às vezes a pessoa está nervosa, não consegue falar os dados e com aplicativo vemos o mapa e já vamos direto”, avalia.

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Apesar dos dados ficarem salvos no cadastro, vale lembrar todos os cidadãos podem fazer denúncias anônimas. Nesse sentido, o órgão reforça a importância da população contribuir com informações pelo aplicativo e por outros canais de comunicação.

“Os nossos olhos são a população. Nós não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso é muito importante que as pessoas façam denúncias caso vejam alguma situação irregular. O app é muito prático e vai ajudar bastante, mas o telefone também continua”, reforça Souza.

Além destas funcionalidades, o aplicativo também conta com outros recursos como o envio de áudio, o chat, um ícone de telefones gerais de emergência e um ícone com a função de notícias, pelo qual a Guarda Municipal emite comunicados. Para baixar o 153 cidadão, os interessados devem ter um celular com o sistema Android ou IOS. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store e na App Store. Por enquanto, o aplicativo só está disponível para a cidade de Araucária.

Tecnologia semelhante

Nesta semana, a Polícia Militar também lançou o aplicativo 190, para emergências dos curitibanos. Assim como o 153 cidadão, o app serve para acionar viaturas em situações de emergência. Além disso, a tecnologia permite que a população acompanhe o deslocamento da viatura em tempo real.

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