• Carregando...
Primeiras linhas vão receber novidade já nesta segunda-feira (11) | Albari Rosa/gazeta do povo
Primeiras linhas vão receber novidade já nesta segunda-feira (11)| Foto: Albari Rosa/gazeta do povo

Em meio a um acúmulo de crimes contra passageiros e trabalhadores do transporte público de Curitiba e região metropolitana (RMC), a Comec, que gerencia o transporte na RMC, anunciou que iniciou testes com câmeras de segurança dentro dos ônibus nesta segunda-feira (11). A instalação destes equipamentos se tornou a principal exigência de motoristas e cobradores, que, por causa do cenário tenso, decidiram criar um calendário de protestos com paralisações na capital. Em Curitiba, o uso de câmeras dentro dos ônibus é obrigatório por lei desde 2011, mas a Urbs, responsável pela operação dos coletivos na capital, já disse não ter dinheiro para expandir o sistema, que hoje já é aplicado em estações-tubo e terminais.

Transtorno: Ônibus vão parar mais uma vez nesta terça-feira; confira as linhas afetadas

Arrastão e mortes: 12 casos que expõem a insegurança nos ônibus em Curitiba

Segundo a Comec, seis empresas irão testar suas tecnologias em seis ônibus diferentes. O nome das linhas não foi divulgado.

A Comec disse ainda que cada um dos veículos receberá um sistema próprio. Os resultado serão analisados pelo Comitê Permanente de Segurança no Transporte Coletivo Metropolitano, que exigirá que cada empresa teste sua tecnologia por, no mínimo, três semanas ininterruptas. Como nem todas as empresas iniciaram o teste já na segunda-feira, ainda não há um prazo para o a decisão final do comitê, nem, consequentemente, para o início definitivo da operação do sistema de segurança na RMC.

Leia também: Cobrador revela ter sido assaltado 76 vezes

Em Curitiba, a Urbs ressalta que tem 500 câmeras espalhadas por terminais e estações-tubo. Em julho, a empresa adiantou que não tem dinheiro para colocar os equipamentos também dentro dos ônibus.

Enquanto isso, a onda de violência no transporte público toma proporções cada vez maiores. Na terça-feira passada (5), por exemplo, uma passageira foi assaltada dentro de um ônibus da linha Circular Sul por uma dupla que a ameaçou com cacos de vidro. Um dia antes, na noite de segunda (4), um motorista do ligeirinho Inter 2 havia sido esfaqueado por um passageiro após pedir para ele abaixar a música que ouvia.

Estes foram apenas alguns dos vários casos de uma situação que estourou no final de julho, quando um motorista foi assassinado durante um arrastão em Colombo, na região metropolitana.

Cronograma de paralisações

12/09 (Terça-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

13/09 (Quarta-feira)

15h – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

14/09 (Quinta-feira)

9h – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

15/09 (Sexta-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

18/09 (Segunda-feira)

9h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

19/09 (Terça-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

20/09 (Quarta-feira)

15h - Ato na Praça Rui Barbosa e passeata

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]