• Carregando...
 | Felipe Raicoski/Gazeta  do Povo
| Foto: Felipe Raicoski/Gazeta do Povo

O Parque Barigui, um dos principais cartões-postais de Curitiba, teve sua iluminação reformulada nesta semana, com a troca de quatro postes e a instalação de outros 12. Desde segunda-feira (25), as novas luzes trazem um ar de segurança aos frequentadores do local.

A professora Sandra Veiga, que chegou a ser vítima de um roubo no Barigui, afirma que a nova iluminação do parque pode inibir a ação de bandidos. Ela teve seu celular levado há cerca de seis meses. “Com luz, o cara pensa duas vezes, porque pode chamar a atenção de outras pessoas. Com certeza dá mais segurança, porque não tem penumbra para correr e se esconder”, relatou.

- Leia também - Chuva ácida está a caminho de Curitiba. Você sabe o que ela pode causar?

Alguns dos pontos mais críticos do trajeto reservado para pedestres, que circunda o lago central do parque, receberam atenção especial na reformulação da luzes. É o caso do estacionamento do restaurante, que fica no meio do parque, os trajetos que levam deste local ao Centro de Exposições e à Rua Candido Hartmann, passando pelas churrasqueiras, além da ponte, que atravessa o lago. A iluminação nesses locais era praticamente inexistente e, conforme apontado anteriormente pela reportagem da Gazeta, alguns desses pontos estavam também entre os favoritos para a prática de crimes.

As irmãs Eliana e Manoela Serpe, que vão ao parque pelo menos duas vezes na semana para correr, reforçam o sentimento de maior segurança com a nova iluminação. As duas contam que estavam evitando ir à noite ao local por medo de assaltos, mas acabaram convencidas por uma amiga de que a situação do Barigui estava melhor. Quando chegou ao local nessa quarta-feira (27), a dupla teve uma surpresa. “Descendo a rua, já vimos aquele clarão. Foi empolgante. Até esqueci que tinha algum medo. Dá gosto de vir ao parque assim”, afirmou Manoela.

A satisfação com as novas condições do Barigui atinge também quem trabalha no local. É o caso do ambulante Paulo Roberto Ferreira Bastos. O vendedor de churros afirma que é notória a maior presença de pessoas no local nos últimos dias. O que refletiu também nas vendas. “Dá para ver como está hoje, semana passada não tinha tanta gente aqui, e também estava calor. Claro que a temperatura ajuda, mas acho que as pessoas estão se sentindo mais seguras com toda essa luz”, comentou.

Policiamento

Apesar de a iluminação transmitir um ar de maior segurança ao local, ainda há questão da falta de policiamento, que é outra queixa comum dos frequentadores do parque. Segundo o vendedor Odair José dos Santos, enquanto não houver maior presença de policiais no Barigui, os crimes seguirão acontecendo, independentemente do reforço na iluminação. “A luz é boa, deixou o parque bonito à noite. É inegável que ajuda também a questão a segurança, Mas quando alguém é roubado, vai pedir ajuda para o poste de luz? Claro que não. Precisa ter polícia aqui também, para a luz ajudar o trabalho dela”, cobrou.

Além do módulo de atendimento 24 horas da Guarda Municipal, que fica na Avenida Candido Hartmann, o Barigui conta com patrulhamento de duas viaturas e quatro guardas em rondas alternadas - ou seja, uma equipe está no parque enquanto a outra está na base. Durante o dia, mais dois guardas municipais reforçam o patrulhamento em duas motos.

Com a chegada da ‘alta temporada’, a Guarda Municipal reforça a vigilância no parque nos finais de semana, quando a frequência diária chega a bater na casa dos 20 mil visitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]