• Carregando...
O segurança patrimonial Paulo Roberto, 38,  toca piano desde os 15 anos e aproveitou  para treinar | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O segurança patrimonial Paulo Roberto, 38, toca piano desde os 15 anos e aproveitou para treinar| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem passar pela Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, vai se deparar com uma presença um tanto incomum. Um piano de cauda foi instalado no espaço entre as lojas, permitindo que as pessoas se aventurem por entre as teclas. A ação acontece em comemoração ao aniversário de 21 anos da Rua da Cidadania. Para tocar, basta ser estudante ou músico.

De acordo com Juba Machado, coordenador de eventos no local e responsável pela ação, o instrumento foi instalado na última segunda-feira (7) após um amigo disponibilizar o equipamento sem nenhum custo. “No início, fiquei preocupado porque não sabia se as pessoas aceitariam participar, mas, assim que o piano foi colocado, vários talentos já começaram a aparecer”.

Entre eles estavam apaixonados por piano, tecladistas e até quem está tirando as primeiras notas, como a cabeleireira Maria Aparecida dos Santos. Com 56 anos, ela decidiu aprender um instrumento e se matriculou nas aulas de piano no final de 2017. “Estudo com os músicos de uma igreja no município de Tomazina, interior do Paraná, e estou me dedicando porque logo vou tocar muito bem”, garantiu a cabeleireira, que veio para Curitiba somente nesta semana por motivos médicos. “Foi muito bom encontrar esse piano e tocar um pouquinho. Isso serviu até para me acalmar”, completou.

A cabeleireira Maria Aparecida dos Santos, 56, começou a estudar piano no final do ano passadoAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Assim como ela, o segurança patrimonial Paulo Roberto, 38, também aproveitou a oportunidade. “Não é sempre que podemos treinar em um instrumento como esse”, comentou o curitibano, que interpretou algumas composições clássicas e até tentou uma versão de John Lennon. “Eu toco teclado, que é um pouco diferente, mas dá pra arranhar”, brincou. Já o funcionário público Marcelo Marcante, 31, apostou em um estilo diferente com algumas músicas no gênero pop e até “Vampiro Doidão”, de Raul Seixas. “Foi uma experiência bem legal”, afirmou o tecladista, que é fã de rock e heavy metal.

Marcelo Marcante, 31, tocou no piano algumas composições de rock n’roll e heavy metal,Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Enquanto isso, quem passava pela regional para fazer compras também apreciava as apresentações improvisadas. “É um incentivo maravilhoso à cultura. Estou impressionada”, pontuou a diarista Eunice Segala, 43, que colocou a Rua da Cidadania em seu caminho só para apreciar as apresentações. “Fiquei sabendo que tinha um piano aqui, então, como trabalho perto, aproveitei pra ouvir”.

E quem atua na própria regional também apoiou a iniciativa. “Claro que tem gente que ainda está aprendendo, mas alguns tocaram muito bem, tanto que eu até diminuí o volume do som que tenho aqui no meu stand”, afirmou Junior Gonçalves, 27, responsável por um box de vendas no local.

Funcionamento

O instrumento está disponível para uso de segunda a sábado, das 9h às 17h, e recebe afinação diária. Para tocar, basta ser estudante ou músico. “Lembrando que você pode chegar e se apresentar ou também marcar um horário com antecedência para não precisar aguardar na fila”, adianta o coordenador de eventos da regional.

O agendamento para o piano segue até dia 30 e pode ser feito pelo telefone (41) 3313-5797 ou pelo e-mail jubamachado@sgm.curitiba.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]