
Apesar do alerta do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), quem passa por ruas e rodovias de Curitiba tem visto algumas pessoas vendendo pinhão antes da data permitida, dia 1.º de abril. A prática é ilegal e, por falta de conhecimento, algumas compram o produto e acabam incentivando o crime.
Segundo as normas ambientais, a pessoa que for flagrada vendendo, transportando ou armazenando pinhão antes da data está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.
Leia também: Bar usa placa de trânsito para oferecer bebida em Curitiba
Além da data para início da colheita, a regulamentação também proíbe em qualquer data o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde, provocando problemas digestivos e até mesmo intoxicação.
Denúncias
Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e outras infrações ambientais podem ser feitas por meio do link Fale Conosco no site do IAP ou diretamente nos Escritórios Regionais do órgão ou na Polícia Ambiental.
“A participação da sociedade denunciando, e principalmente não comprando pinhão antes da data permitida, assim como pinhas verdes, é muito importante para garantir a perpetuidade das araucárias”, disse o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon.

Dia das Crianças no Parque Barigui terá vacinação contra a pólio
Hospital Erasto Gaertner vai receber terapia inovadora de combate ao câncer
Curitiba vacina crianças nascidas em 2016 contra a Covid-19 a partir desta segunda
Com baixa procura, Curitiba amplia repescagem para vacinação em crianças neste sábado