• Carregando...
Pelotão de Choque da PM ficarão de prontidão em todo o Paraná a partir de sábado. | DANIEL CASTELLANO/GAZETA
Pelotão de Choque da PM ficarão de prontidão em todo o Paraná a partir de sábado.| Foto: DANIEL CASTELLANO/GAZETA

O Pelotão de Choque da Polícia Militar (PM) estará de prontidão em todo o estado do Paraná a partir de sábado (27) para o segundo turno da eleição presidencial, que acontece domingo (28). Além disso, o Serviço Reservado da corporação (P2), está monitorando a movimentação em mídias sociais para tentar prever confrontos entre os partidários de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) ao longo de todo o final de semana. Nesta sexta-feira (26) a PM anunciou que um efetivo de 10 mil policiais estará de prontidão no estado para manter a ordem na eleição. Uma das preocupações da PM é com o bairro Santa Cândida, onde o ex-presidente Lula está preso na Polícia Federal (PF).

O esquema de segurança foi anunciado pelo comando da PM nesta sexta (26), diante do clima tenso gerado pelo pleito mais polarizado desde a redemocratização do país. Conforme a corporação, a P2 trabalha especialmente para identificar focos de confronto envolvendo black blocs e grupos ligados à pichação e danos ao patrimônio público. Alguns movimentos já teriam sido identificados e estão sendo acompanhados de perto.

- Leia também - Curitiba está sob alerta de rajadas de ventos e ciclone vai levar ressaca ao litoral

Quanto ao reforço policial, a PM prevê rondas mais intensas principalmente na região central de Curitiba. “Temos um histórico de manifestações na Praça Santos Andrade e na Praça Rui Barbosa. Já temos um planejamento e vamos estar em prontidão a todo o momento”, ressalta o coronel Antônio Zanatta Neto, chefe do Estado Maior da PM. O oficial, inclusive, não descarta a possibilidade de que as equipes sigam de prontidão mesmo após o fim das eleições.

- Veja mais - Mega-Sena de R$ 20 milhões sai para apostador de Curitiba

“Não temos previsão de folga para a nossa tropa e pode haver prontidão no decorrer da semana. Não queremos e não vamos aceitar confrontos por parte de pessoas ideologicamente favoráveis a candidato A ou B”, reforça Zanatta. O Choque estará a postos para intervir a qualquer momento, mas só se for necessário.

Desde o começo de domingo (28), dia das eleições, equipes das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e de Motocicletas (Rocam) estarão nas ruas e próximos aos maiores colégios eleitorais de Curitiba, tanto para coibir crimes eleitorais como para garantir o direito de voto dos eleitores. A partir desta noite, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) começa o policiamento especial em frente ao Fórum Eleitoral.

Santa Cândida

De dentro da sala do Centro de Operações Policiais Militares, no quartel-geral da PM em Curitiba, o foco das equipes será o acampamento Marisa Letícia, mantido por movimentos de defesa do ex-presidente Lula (PT) na frente da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, onde o ex-presidente está preso desde abril.

A PM nega que seja uma medida para evitar manifestações no local e diz que o controle – que será feito com o apoio de imagens captadas pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) – é para evitar brigas.

“Lá tem sido a preocupação da nossa instituição no sentido de garantir a segurança não só para os moradores, mas também daqueles que são favoráveis ao ex-presidente Lula”, afirma o coronel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]