• Carregando...
Afogamentos são a principal preocupação do Corpo de bombeiros no carnaval. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Afogamentos são a principal preocupação do Corpo de bombeiros no carnaval.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Período mais crítico da temporada no litoral, com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas nas praias, a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros vão reforçar os respectivos efetivos na Operação Verão a partir desta semana. Mais 240 policiais militares vão se juntar ao efetivo de mil homens que já estão nas praias desde dezembro. Já o efetivo de 660 bombeiros terá o reforço de mais 21 guarda-vidas e mais seis viaturas.

- Leia também: Como aproveitar a praia com segurança e evitar afogamentos

O reforço policial também terá incremento na estrutura de trabalho. Serão usados no policiamento das praias no carnaval um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e lanchas do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA). Mas a grande novidade serão dois veículos da Plataforma de Observação Elevada (POE) , adquiridos para a Copa do Mundo de 2014, que possuem câmaras de alta definição para auxiliar no monitoramento dos locais com grande concentração de pessoas. Os POEs serão utilizadas em Matinhos e Guaratuba.

“Aplicaremos todo o efetivo da Operação Verão, além de integrantes de outras unidades de todo o estado que virão para apoiar as ações preventivas e, se necessário, repressivas, para que os veranistas possam se divertir com segurança”, destaca o coronel Chehade Elias Geha, comandante do 6º Comando Regional da PM.

- Veja mais: 5 dicas para evitar roubos enquanto você curte a praia

Apesar do reforço, a PM enfatiza que vai redobrar as ações preventivas durante o carnaval. Especialmente em relação ao consumo de álcool e de perturbação de sossego. “A PM orienta as pessoas a não levarem garrafas de vidro nos locais de festa, pois em caso de tumulto ou brigas esses materiais se tornam armas em potencial”, enfatiza o tenente-coronel Rui Noé Barroso, coordenador da PM na Operação Verão. “A corporação pede ainda para que as pessoas consumam bebidas em recipientes plásticos e que não levem objetos pontiagudos e cortantes para a avenida, bem como spray de espuma que pode causar lesões nos olhos dos participantes”, complementa Barroso.

Bombeiros

Já a preocupação do Corpo de Bombeiros é em relação aos casos de afogamentos, que tem no carnaval o ponto mais crítico durante a temporada de verão. Por isso, a corporação vai atuar com seis viaturas fazendo patrulhas nas praias no período da noite. O Corpo de Bombeiro conta ainda com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além do apoio do helicóptero do BPMOA, que ajuda no resgate de afogado e no transporte de vítimas até o hospital.

Atualmente, a Operação Verão conta com 660 bombeiros militares, além de 34 guarda-vidas civis. Com o reforço de mais 21 bombeiros no carnaval, alguns deles serão destacados para atender em áreas que até então seguiam sem monitoramento, como em rios. Segundo o Corpo de Bombeiros, alguns guarda-vidas ficarão nos principais rios de Morretes para garantir a segurança dos banhistas.

Além disso, ambulâncias e quadriciclos vão rodar a faixa de areia para patrulhar e orientar os turistas. Os bombeiros também farão vistorias preventivas nos locais em bailes e eventos de carnaval para evitar acidentes.

Mesmo com a operação reforçada, o major Edson Oliveira Ávila, subcomandante do 8º Grupamento de Bombeiros, pede à população que colabore na prevenção de acidentes e afogamentos. “Orientamos as pessoas para que procurem se banhar de forma segura, em locais com postos de guarda-vidas e que prestem atenção e respeitem a sinalização das condições do mar nas bandeiras”, aponta o major. “Também solicitamos que as pessoas evitem entrar na água após comer e ingerir bebida alcoólica, bem como não se banhem à noite devido ao perigo”, reforça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]