• Carregando...
Cavalaria da PM está de prontidão em frente à Justiça Federal durante o julgamento de Lula em Porto Alegre. | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Cavalaria da PM está de prontidão em frente à Justiça Federal durante o julgamento de Lula em Porto Alegre.| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

O policiamento está reforçado nos arredores da Justiça Federal em Curitiba, no bairro Ahú, onde os manifestantes contrários ao ex-presidente Lula se reúnem nesta quarta-feira (24) durante o julgamento do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). O julgamento iniciou às 8h30 e a previsão é de que seja concluído às 16h. Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

- Imagens - movimentação em frente à Justiça Federal

Após manifestação de tarde de terça-feira (23), apoiadores de Moro retornaram às 10h desta quarta para a pracinha em frente à Justiça Federal. O julgamento no TRF-4, que começou às 8h30 e está previsto para terminar às 16h, está sendo transmitido no local em um televisão com acompanhamento da Polícia Militar (PM). Ao contrário do divulgado anteriormente, não há um telão no local.

Além de equipes do Batalhão de Trânsito (BPTran), que bloqueia o acessso à Justiça Federal, policias da cavalaria, Rotam, dois módulos móveis, além de outras viaturas, estão de prontidão no Ahú.

- Tempo real - siga ao vivo o julgamento de Lula no TRF-4

A expectativa dos organizadores da manifestação é juntar mil pessoas até o fim do julgamento - número que não é confirmado pela PM. O movimento Curitiba Contra a Corrupção promete algumas surpresas para a tarde. “É um dia pelo qual o Brasil inteiro estava esperando. Tem que comemorar “, declara Narli Resende, uma das organizadoras da manifestação, acreditando que a condenação do juiz Sérgio Moro será mantida no TRF-4.

Muitos motoristas que passam pela Avenida Anita Garibaldi, em frente à praça, interagem com os manifestantes. Quem critica os apoiadores de Moro, recebe xingamentos. Já quem é a favor da condenação de Lula é aplaudido.

O grupo diz que não haverá passeata após o julgamento, seja qual for o resultado. “Estaremos aqui o dia inteiro para esperar a condenação do Lula”, afirma Marcos Silva, do grupo Amigos da Lava Jato.

Pró-Lula

A vigília de apoio ao ex-presidente Lula na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, prevista para durar até o fim do julgamento, terminou antes do esperado. Após se manifestarem terça-feira (23) no mesmo local, os organizadores retornaram às 7h30 desta quarta à praça, mas anunciaram o término do ato no fim da manhã, antes mesmo do fim da leitura do voto do primeiro relator no TRF-4. Por volta de 11h45, não mais do que 50 pessoas estavam em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]