• Carregando...
Campanhas pedidos de expansão da rede são comuns nas  redes sociais | Pillar Pedreiras/Agência Senado
Campanhas pedidos de expansão da rede são comuns nas redes sociais| Foto: Pillar Pedreiras/Agência Senado

O redator André Luiz Pereira tenta, há quatro anos, contratar um novo plano de internet. Atraído pela promessa de velocidade e por recomendação de amigos, ele procurou a Copel Telecom, mas não teve sucesso. E, desde 2013, ele aguarda que o braço da estatal paranaense destinado a serviços de telecomunicações passe a atender em seu endereço. O detalhe é que o alcance da rede termina a pouco mais de duas quadras de sua casa, no Bacacheri. E, desde então, a ampliação não aconteceu.

O caso de Pereira não é o único. Nas redes sociais, cada publicação da empresa é inundada por pedidos de aumento na cobertura em Curitiba. Nem mesmo a divisão de energia elétrica da Copel escapa das reclamações. E a cobrança já se tornou tão frequente que muitos usuários fazem piadas a cada nova publicação.

Quando chega no meu bairro?

A Copel Telecom não divulga a lista de bairros atendidos pela sua internet banda larga, mas uma rápida olhada nos comentários recebidos nas redes sociais é possível ver as regiões onde ela não atua. Xaxim, Bacacheri, Sítio Cercado, Jardim das Américas, Uberaba e Boqueirão são apenas algumas das áreas em que os usuários ainda aguardam atendimento.

Segundo a empresa, não há como divulgar uma lista com todas as localidades pelo fato de que alguns bairros ainda não são 100% atendidos. , o que geraria mais confusão. Assim, a recomendação é que os interessados façam uma busca por CEP dentro do próprio site da empresa. Caso não haja cobertura, as informações vão para um banco de dados de solicitações.

Mas, para quem ainda aguarda pela chegada da Copel Telecom em seu bairro, a demora não tem tanta graça assim. “Entrei em contato com eles referente a essa expansão e fui informado que não existe qualquer previsão disso acontecer. Enquanto isso, via pelo site que bairros isolados recebiam a fibra [ótica, tecnologia usada pela empresa] e eu não, por uma questão de poucas quadras”, desabafa o redator. Cansado de esperar, ele conta que buscou uma alternativa com outra operadora e foi prontamente atendido. “Não é o ideal, mas funciona bem lá em casa”.

Dificuldades de expansão

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Copel Telecom diz não comentar sobre seus planos de aumento da rede, mas explica o porquê de tanta demora para avançar para os vários bairros de Curitiba. Segundo ela, por se tratar de uma expansão física de uma tecnologia que ainda é cara, a ampliação é um pouco mais lenta e dependente de uma demanda que justifique o investimento.

Disponível comercialmente desde 2013, a rede já atende a todos os 399 municípios do estado, mas somente para clientes corporativos. Para o consumidor comum, porém, ela está somente em 64 cidades. Ainda que não divulgue quais e nem quantos bairros de Curitiba estão em sua área de cobertura, a Copel revela que a ampliação no atendimento segue da região central para as demais, sobretudo pela própria procura dos moradores desses locais.

Por isso, a empresa pede para que os interessados no serviço façam o cadastro em seu site oficial para alimentar esse banco de dados que vai servir de referência para futuros planos de expansão. Como explica sua assessoria, a plataforma utiliza um sistema de georreferenciamento que agrupa pedidos dentro de uma mesma região. Essas informações são enviadas para grupos que analisarão a possibilidade de atender esses locais. Além disso, em seu site, a Copel Telecom sugere para que as pessoas continuem com os pedidos pelas redes sociais.

Diferenciais

Só que, mesmo sendo mais cara, a fibra ótica ainda se torna um dos principais diferenciais da Copel Telecom. Com esse tipo de cabo, o sinal de internet sofre menos interferências de outras redes, o que resulta em uma conexão de maior velocidade e estabilidade. Para quem utiliza serviços como streaming de vídeo ou realiza muitos downloads, o salto de qualidade em relação à banda larga tradicional é significativo.

Enquanto uma conexão comum oferece entre 1 MB e 15 MB, a velocidade mínima da Copel Telecom é de 60 MB. E, embora outras operadoras também ofereçam redes em fibra ótica na cidade, o posicionamento da estatal contra os limites de franquia na internet atraiu um número maior de interessados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]