• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Encravada no coração de um dos bairros mais nobres de Curitiba, o Bigorrilho, a Praça da Ucrânia vive uma situação de abandono. A visão de moradores, comerciantes e até mesmo de turistas é de que falta manutenção. Piso irregular, buracos no calçamento, lixeiras e floreiras quebradas, falta de poda e jardinagem são os principais motivos de reclamação.

As condições do piso chamaram a atenção do paulistano Celso Luiz de Oliveira, que estava passeando pela região. Feito em petit-pavé, pedra adotada como padrão nos locais públicos da cidade, está repleto de buracos e irregularidades. Para o representante comercial, o reparo do calçamento atrairia mais gente para o local. “A primeira impressão é de que um pouco mais de manutenção não ia fazer mal, principalmente na calçada. A gente vê que é uma coisa simples, que não requer muito investimento, e que ia demonstrar mais zelo”.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a situação do calçamento é causada pela grande circulação de veículos e pessoas que as feiras realizadas no local atraem. A nota informa que estão sendo feitos estudos para encontrar soluções e melhorias para a praça.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Mas não é somente o calçamento que incomoda os usuários. A condição do mobiliário urbano e do paisagismo também são alvo de críticas. As más condições das lixeiras, por exemplo, fazem com que o lixo acumulado se espalhe pelo chão, e o mato e as plantas altas tomam conta dos bancos e do canteiro de areia dos brinquedos.

Sueli Sarnoski, representante da Feira de Artesanato que acontece no local todas as quartas-feiras, e que há oito anos trabalha na praça, diz que a situação é preocupante, pois a atenção dada ao local fica aquém do necessário. “Você vê as floreiras, tudo sem flor, tudo meio quebrado, as lixeiras sem limpar. Mesmo o parquinho: nem vem criança brincar porque está abandonado”, apontou.

Quem faz coro com a queixa da colega comerciante é Francine Miranda, que trabalha diariamente na banca de flores da praça. Ela reclama também da falta de cuidado visual com o local. “Para limparem ou cortarem a grama, já é muito difícil. A manutenção é feita duas vezes por ano, quando isso”. A aparente falta de cuidados incomoda também Daniela Verusca do Nascimento, auxiliar administrativa e frequentadora assídua do local. “Aparentemente, sempre tem alguém limpando. Mas assim, a jardinagem, a conservação, falta cuidar um pouco mais”.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Para Daniela, a manutenção mais frequente ajudaria a atrair mais público e aumentaria a sensação de segurança no local. “Não que falte segurança, mas as pessoas ficam inseguras por achar que está abandonado. Bastante gente frequenta aqui, e dá para frequentar. Se fosse mais bonito, acho que viriam mais pessoas”.

A Secretaria do Meio Ambiente afirma que a Praça da Ucrânia passa por manutenção seguindo um cronograma estabelecido. O órgão revela também que deslocou uma equipe para averiguar as reclamações do local e que programará reparos para a estrutura de acordo com os problemas que forem encontrados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]