• Carregando...
 | Sesa/Divulgação
| Foto: Sesa/Divulgação

A prefeitura de Curitiba confirmou nesta quinta-feira (28) o primeiro caso de febre amarela na cidade em 2019. O registro se refere a um idoso de 68 anos que contraiu a doença no município de Adrianópolis, na Região Metropolitana, onde outras duas pessoas já haviam sido detectadas com a doença. Mas, por se tratar de um caso importado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que Curitiba continua livre da presença do vírus.

Prevenção: saiba onde tomar vacina da febre amarela em Curitiba

A pasta prometeu mais detalhes sobre o fato em uma coletiva de imprensa marcada para a tarde desta quinta, mas adiantou que o idoso contraiu o vírus durante uma viagem justamente a Adrianópolis. No começo de fevereiro, depois de confirmar o primeiro caso do estado em Antonina, no Litoral, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que médicos detectaram dois pacientes com febre amarela em Adrianópolis. Na sequência, a doença foi identificada em um morador da cidade de Campina Grande do Sul, também na Grande Curitiba.

Febre amarela: parques estaduais serão reabertos; visitantes terão de comprovar vacinação

Com isso, chega a cinco o número de pacientes infectados em todo o estado nessa temporada. Na semana passada, o Ministério da Saúde emitiu uma recomendação de vacina para turistas com viagens marcadas para as regiões Sudeste e Sul do país — o que inclui o Paraná —, já que há registro de circulação do vírus nessas áreas. De acordo com o último boletim epidemiológico, desde julho do ano passado já foram 37 confirmações da doença no país, sendo que nove pacientes não responderam ao tratamento e morreram. Nenhuma dessas mortes, porém, foi no Paraná, que segue uma campanha estratégica de vacinação contra febre amarela junto com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Histórico

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o último caso de febre amarela em Curitiba havia sido registrado em janeiro de 2018, mas também se tratava de um caso importado, de uma mulher de 36 anos que havia viajado para Mairiporã, no interior do Paraná.

A paciente também evoluiu bem e o caso dela levou a Unidade de Vigilância de Zoonoses da prefeitura a intensificar o monitoramento dos macacos bugios e dos saguis da região. Eles costumam ser as primeiras vítimas da febre amarela silvestre.

Vacina

A vacina da febre amarela é oferecida em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira. Além disso, algumas unidades vem abrindo aos sábados, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, para oferecer a vacina.

Veja abaixo a lista das próximas unidades que abrirão nos próximos sábados.

Ao todo, 700 mil já pessoas foram imunizadas na capital nos últimos dez anos, o equivalente a cerca de 42% da população. Só neste ano, foram aplicadas de 1 de janeiro até a última sexta-feira (22), 167.656 doses da vacina. A imunização é mais um fator que contribui para que Curitiba siga sem a circulação do vírus.

A vacinação de rotina da febre amarela é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. A dose é única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose. Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas que estão com febre alta, com deficiência do sistema imunológico ou com histórico de reação alérgica grave aos componentes da vacina (como ovo e gelatina, entre outros).

Cronograma de vacina contra febre amarela aos sábados em Curitiba

Dia 9 de março

8h às 13h - Unidade de Saúde Caximba (Rua Del. Bruno de Almeida, 7.881, Caximba)

8h às 12h - Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)

8h às 12h - Unidade de Saúde Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5.516, CIC)

Dia 16 de março

8h às 12h - Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]