• Carregando...
Três casos de febre amarela foram registrados no Paraná em 2019. | Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/Fiocruz
Três casos de febre amarela foram registrados no Paraná em 2019.| Foto: Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/Fiocruz

Mais dois novos casos de febre amarela foram confirmados no Paraná nesta quinta-feira (7). Eles foram registrados em Adrianópolis, cidade que faz fronteira com São Paulo, mas administrativamente é um dos municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba.

Um paciente acometido pela doença apresenta uma forma mais leve de febre e está internado em Adrianópolis. O outro foi levado para São Paulo capital para ser tratado.

Leia também: Invasão de escorpiões deixa moradores da região de Curitiba em alerta

Esse é o terceiro caso de febre amarela registrado neste ano no Paraná. O primeiro deles foi confirmado no fim de janeiro em Antonina. O jovem de 21 anos foi internado no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, é já foi liberado.

Segundo o governo do estado, foram notificados 38 casos da doença neste ano, mas 25 deles já foram descartados por exames de laboratório. Os outros casos ainda estão em análise.

A Secretaria de Saúde informou que a eclosão de novos casos já era esperada no Paraná devido à proximidade com áreas afetadas em São Paulo, próximo da divisa entre os estados. Por isso, distribuiu lotes extras da vacina para as 22 regionais de saúde do estado, chegando aos 399 municípios. E chegou a fechar os parques do Litoral por tempo indeterminado.

O primeiro foco da doença apareceu na região de Antonina, onde três macacos foram encontrados mortos e estavam infectados com a febre amarela. Foi lá também onde o primeiro caso em humano foi registrado em 2019. Até por isso, a prefeitura da cidade decretou estado de emergência em saúde pública na quarta-feira (6).

Onde se vacinar em Curitiba

A prefeitura Curitiba intensificou a oferta da vacina contra a febre amarela. Ela é oferecida nos 110 postos de saúde da cidade e desde o início de fevereiro está disponível também aos sábados. Até então, a vacinação ocorria somente de segunda a sexta-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o aumento da oferta foi uma resposta à grande procura pela imunização no fim de janeiro. Somente nos últimos quatro dias de janeiro, foram aplicadas quase metade de doses de todo o mês.

VACINAÇÃO AOS SÁBADOS - Confira em quais postos de saúde de Curitiba a vacina está disponível

Quem deve tomar

A vacina da febre amarela é indicada para pessoas entre nove meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes devem apresentar prescrição médica para se imunizarem. Quem já tomou a vacina alguma vez não precisa repetir a dose.

Sintomas e transmissão

O principal sintoma da doença é o início repentino de febre. Outras condições também estão associadas, como dor de cabeça, náusea, vômitos, dor articular, dor abdominal, dor lombar, icterícia ou hemorragias.

A doença é transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes (febre amarela silvestre) e Aedes aegypti (febre amarela urbana), que carregam o vírus. Os macacos não transmitem a doença e são contaminados da mesma forma que os humanos. Os animais são sentinelas e podem indicar a presença da doença. Mesmo com suspeitas de contaminação, eles não devem ser mortos.

Vacinação especial aos sábados em Curitiba:

9/2

8 às 13h - Unidade de Saúde Campina do Siqueira (Rua Gen. Mario Tourinho, 1.684, Campina do Siqueira)

8 às 13h - Unidade de Saúde Dom Bosco (Rua Angelo Tosin, 100, Campo do Santana)

8 às 13h - Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olívio José Rossetti, s/n, Tatuquara)

8 às 13h - Unidade de Saúde Pompeia (Rua João Batista Bettega Jr, s/n, Tatuquara)

9 às 13h - Unidade de Saúde Vila Clarice (Rua Eloy de Assis Fabris, 634, Novo Mundo)

8 às 13h - Unidade de Saúde Bacacheri (Av. Pref. Erasto Gaertner, 797, Bacacheri)

16/2

8 às 13h - Unidade de Saúde Eucaliptos (Rua Lázaro Borsato, 150, Alto Boqueirão)

8 às 13h - Unidade de Saúde Moradias Santa Rita (Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 743, Tatuquara)

8 às 13h - Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)

23/2

8 às 13h - Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Americo de Oliveira, 240, Tatuquara)

9/3

8 às 13h - Unidade de Saúde Caximba (Rua Del. Bruno de Almeida, 7.881, Caximba)

8 às 12h - Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)

8 às 12 - Unidade de Saúde Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5.516, CIC)

16/3

8 às 12h - Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]