• Carregando...
Frota de Curitiba tem 1.229 ônibus, segundo dados da Urbs (2019)
Frota de Curitiba tem 1.229 ônibus, segundo dados da Urbs (2019)| Foto: Albari Rosa / Arquivo Gazeta do Povo

A determinação de que só passageiros sentados poderiam circular nos ônibus de Curitiba durou apenas um dia. Nesta quinta-feira(2) a prefeitura mudou novamente o decreto municipal para conter o avanço da Covid-19 e a partir desta sexta volta a determinação de que os ônibus devem circular com 50% da capacidade de passageiros. O novo decreto municipal tem medidas mais rígidas, como a proibição de abertura de serviços não essenciais como comércio, restaurantes, bares e shoppings.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na nota publicada no site, a prefeitura se limitou a dizer que a alteração é para seguir o decreto estadual. “Com a alteração das regras pelo governo do estado, a prefeitura de Curitiba optou por manter inalterada a regra anterior que estava em vigor na capital. Mais rígida que a do governo estadual, ela prevê que os ônibus do transporte coletivo só possam circular com 50% da capacidade de lotação”, afirma a nota. Pelo decreto estadual, os ônibus devem circular com 65% de lotação.

A Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo, explica que os motoristas não devem parar para embarque em estações-tubo ou pontos se o veículo já estiver com metade da capacidade ocupada. Nos terminais, as linhas maiores só podem iniciar viagem com máximo de 30% de ocupação.

Funcionários de hospitais e clínicas seguem com prioridade de embarque na pandemia. Além disso, esses profissionais também podem circular pela Linha Expresso Exclusivo Saúde, que entrou em circulação segunda-feira (29). A linha especial tem dois horários de embarque no terminal do Pinheirinho, às 6h e às 7h, e dois na Praça Rui Barbosa, às 18h20 e às 19h20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]