• Carregando...
 | Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Um domingo chuvoso em Curitiba tinha tudo para ser um dia monótono. Este domingo (5), porém, será agitado na cidade, que terá provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), show da banda estadunidense Green Day e a 18ª edição da Parada da Diversidade LGBTI. Além da previsão do tempo, quem estiver pela cidade também precisará ficar atento ao trânsito, que terá bloqueios e desvios. Já para quem pretende usar as linhas de ônibus da capital, boas notícias: por causa do Enem, a Urbs liberou ônibus extras em alguns horários. 

Confira tudo o que você precisa saber antes de sair de casa neste domingo:

Fuja do trânsito 

Como três grandes eventos irão acontecer na cidade ao longo do dia, quem pretende sair de carro deve ficar atento para evitar algumas rotas mais complicadas. Um dos principais eventos do dia é nacional: trata-se do primeiro dia de provas do Enem, que têm início às 13h em vários pontos diferentes de Curitiba. Os locais de prova começam a receber os estudantes às 12h, por isso o trânsito na cidade já deve se intensificar a partir das 11h30. 

O Centro Cívico terá ruas bloqueadas por causa da 18ª Parada LGBTI. A partir de 12h, motoristas devem evitar o entorno da Praça 19 de Dezembro, e da Avenida Cândido de Abreu, que ficará bloqueada durante a tarde.

O fluxo do tráfego também pode ficar mais intenso a partir do fim da tarde especialmente nos arredores da Pedreira Paulo Leminski, onde às 18h acontece o show da banda Green Day. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) orienta que o motorista redobre o cuidado a partir das 16h ao trafegar por ruas como a Mateus Leme, a João Gava e a Eugênio Flor, no Pilarzinho.

Enem

Uma das datas mais esperadas do ano para pré-vestibulandos, o Enem é repleto de especificidades que podem facilitar ou atrapalhar quem fará o exame. Ou, até mesmo, impedir que a possibilidade da execução da prova. Por isso, é importante separar documentos, formulários e prestar atenção ao horário e aos itens proibidos durante a prova. Todas essas informações estão disponíveis no guia de cinco coisas para saber antes de fazer o Enem.

Atenção na redação

Além das especificidades para sobre o que levar para o Enem e como chegar ao local da prova, os estudantes que farão o exame precisam se atentar ao teor da redação. A prova deste ano quase teve uma mudança nos procedimentos, mas a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (4) pedidos para restabelecer os critérios de correção da redação do Enem. As regras originais previam nota zero para textos que “desrespeitassem os direitos humanos”, mas o trecho foi derrubado em outubro pelo Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1), a pedido do movimento Escola sem Partido. Entenda todo o caso aqui

Mais ônibus

Para se locomover, os candidatos que farão o Enem não precisam se preocupar com a usual baixa frequência dos ônibus da cidade. Isso porque a Urbs programou um reforço nas linhas dos coletivos que atendem os locais de prova. O aumento acaba beneficiando toda a população da cidade, que poderá contar com Confira aqui quais trechos terão carros extras. Para quem quer acompanhar a localização em tempo real dos ônibus da cidade, a Gazeta do Povo tem uma página especial com essa ferramenta

Green Day

Depois de descer do carro para tirar fotos com os fãs na chegada ao Aeroporto Afonso Pena, na madrugada de sábado (4), o Green Day se apresenta em Curitiba às 18h de domingo. Para quem vai curtir o show, uma das principais dicas é ficar atento à lista de itens proibidos durante o evento - que inclui até carregadores portáteis do tipo power bank.

Parada LGBTI

A 18ª Parada da Diversidade LGBTI  é o terceiro grande evento do domingo. O grupo fará a concentração na Praça 19 de Dezembro, às 12h depois o trajeto conta com caminhada pela Avenida Cândido de Abreu, iniciada às 14h, e shows de encerramento na Praça Nossa Senhora do Salete, no Centro Cívico.

O encontro deste ano tem o tema “O Que Eu Tenho a Ver Com Isso?” e a estimativa da organização é que o evento reúna quase 40 mil pessoas. Até a tarde desta sexta-feira (3), 8 mil participantes haviam confirmado presença no evento marcado pela rede social Facebook.

Não esqueça o guarda-chuva

Chuva de manhã, de tarde e de noite. Será assim, sem trégua, o tempo de Curitiba neste domingo, de acordo com o Instituto Simepar. A temperatura, enquanto isso, deve fica amena - ou até um tanto baixa para a época do ano. A mínima prevista pelo instituto é de 14ºC, e a máxima é de 21ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu alerta de temporais para a região, indicando a possibilidade de chuvas de até 60 milímetros por hora, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de raios e granizo, fenômenos que aconteceram nesta sexta em algumas cidades do interior, como Cascavel e Palotina.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]