• Carregando...
Caixa de água da Sanepar no Alto da XV no início da tarde desta quarta: nuvens  negras em Curitiba. | Maicon Gomes/Gazeta do Povo
Caixa de água da Sanepar no Alto da XV no início da tarde desta quarta: nuvens negras em Curitiba.| Foto: Maicon Gomes/Gazeta do Povo

Após o temporal da madrugada, o risco de mais tempestade segue em Curitiba e em todo o Paraná, com alerta de ressaca no litoral. Todo o estado segue sob alerta laranja: possibilidade de chuva com granizo e ventos intensos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta se estende a Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Desta forma, a previsão é de chuva entre 50 e 100 mm ao longo do dia e ventos com velocidade enre 60 100 Km/h.

No início da tarde desta quarta as chuvas já estavam se intensificando sobre Curitiba e nos municípios da região metropolitana, além dos Campos Gerais.Segundo o Instituto Simepar reforça que a tempestade deve vir com incidência de muitos raios e potencial queda de granizo. A Defesa Civil de Curitiba também emitiu alerta de perigo no início desta tarde.

A Marinha também emitiu alerta de ressaca nesta quarta para o litoral do Paraná - a área na verdade vai de Peruíbe, no litoral de São Paulo, até Laguna, em Santa Catarina. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), o mar pode ficar agitado com ondas entre 3m e 4m de altura.

Leia também: Confusão com torcida organizada termina com um ferido perto da UFPR

Na madrugada desta quarta, o forte temporal durou apenas alguns minutos, mas provocou estragos em municípios da região metropolitana de Curitiba. Almirante Tamandaré foi a cidade mais atingida, com ventos fortes que derrubaram árvores. Na capital, a chuva forte causou o desligamento da energia elétrica em alguns bairros.

De acordo com o Instituto Simepar, desde as primeiras horas desta quarta algumas áreas de instabilidade com muita chuva e trovoadas avançam a partir do Paraguai e do Mato Grosso do Sul em direção ao Paraná. A nebulosidade está mais concentrada na região noroeste do estado, avançando sobre setores mais ao centro.

Saiba mais: Prefeitura de Curitiba define regras para isenção da taxa de lixo; saiba como vai funcionar

Em Curitiba, o risco maior de temporal é a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 15ºC e a máxima deve chegar a 25ºC.

Essa condição não é exclusividade da capital e permanece no estado no feriado de 12 de outubro até domingo. Isto acontece devido à combinação dos ventos vindos do norte do país com a umidade, características comum da estação e que mantém a instabilidade.

“A partir do final da manhã não está descartada a possibilidade de temporais localizados, com ventos fortes e raios. Junto com a frente fria há um fluxo de umidade que vem do norte do país e continua até o fim da semana. Teremos bastante nebulosidade e as temperaturas também não vão subir tanto”, explica o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri.

Outras regiões

Assim como em Curitiba e Litoral, a condição de chuva atinge a maioria dos municípios paranaenses. Apesar disso, os termômetros seguem com previsão alta em grande parte dos estados. Em Maringá, Londrina e Apucarana, por exemplo, a temperatura mínima é de 20 °C e as máximas giram em torno dos 30 °C. Na região sul do estado, a condição do tempo é mais amena. Em Francisco Beltrão, Pato Branco e União da Vitória, por exemplo, as mínimas ficam entre 16 °C e 14 °C, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]