• Carregando...
 | : Daniel Castellano/SMCS/Prefeitura de Curitiba
| Foto: : Daniel Castellano/SMCS/Prefeitura de Curitiba

Os curitibanos que precisam emitir a carteira de identidade vão ter uma boa oportunidade de conseguir o documento nesta semana. Entre os dias 1.º e 3 de fevereiro, o Mutirão da Cidadania de Santa Felicidade vai distribuir 1.100 senhas para que a população possa fazer o RG sem ter que enfrentar as complicações e dificuldades de quem depende do sistema do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).

Ao todo, serão 400 atendimentos e mais 300 no sábado. O objetivo do mutirão, segundo a prefeitura de Curitiba, é exatamente suprir a alta demanda pelo documento, que vem gerando filas enormes na sede do IIPR e muita reclamação de pessoas que há meses tentam agendar uma data para emitir uma nova via do RG.

Leia também: CNH digital poderá ser acessada pelo celular no Paraná a partir de fevereiro

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, responsável pela emissão das identidades, o mês de janeiro é considerado o mais crítico, já que o número de atendimentos diários cai cerca de 30% em relação aos outros meses. Mais do que isso, no mesmo período, a procura pelo atendimento tende a aumentar quase 40% por causa das férias.

Assim, o Mutirão da Cidadania é uma alternativa para quem não conseguiu fazer o agendamento pelo site do Instituto de Identificação. O atendimento será feito das 9h às 18h na quinta (1.º) e na sexta-feira (2), e das 9h às 17h no sábado (03).

Outros serviços

Além disso, o mutirão desta semana vai ainda oferecer encaminhamento para vagas de emprego para quem procura uma recolocação profissional. Não há informação, porém, de quantos redirecionamentos serão feitos durante os três dias de evento. O atendimento nesses casos é apenas na quinta e sexta-feira.

Também será feito o atendimento do seguro-desemprego para pessoas que já fizeram o agendamento pela internet, assim como cadastro de estudantes para a rede pública de ensino e a inscrição de animais para o castramóvel. Na parte de saúde, haverá de testes rápidos para doenças como sífilis, HIV e hepatite. Ao todo, serão cerca de 200 serviços gratuitos oferecidos à população.

O Mutirão da Cidadania vai acontecer na Rua Santa Bertilla Boscardin, 213, anexo ao terminal de Santa Felicidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]