• Carregando...
Vacinação da Covid-19 no Parque Barigui.
Vacinação da Covid-19 no Parque Barigui.| Foto: ATILA ALBERTI/Tribuna do Paraná

A continuidade da vacinação da Covid-19 dos profissionais de saúde em Curitiba prossegue quinta-feira (6), sexta-feira (7) e sábado (8) em três pontos: o pavilhão do Parque Barigui, o posto de saúde da Praça Ouvidor Pardinho e o Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do bairro Guaíra. Só serão vacinadas as pessoas que já estiverem agendadas na plataforma Saúde Já.

Nesta etapa, será aplicado o lote de 32.760 doses da vacina da Pfizer enviado ao Paraná nessa semana. Como o armazenamento dessas ampolas é a baixíssimas temperaturas, a aplicação da Pfizer neste momento será somente em Curitiba. Nos outros dois pontos de vacinação para profissionais de saúde em Curitiba a aplicação será com doses de Astrazeneca.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, explica que a vacinação de profissionais de saúde está atrasada justamente por falta de doses. "Até por dívida aos profissionais de saúde reservamos essas doses. Esse era um público que já devia ter sido todo vacinado na fase 1 do plano de vacinação. É muito ruim ainda não termos concluído esse grupo", lamentou a secretária em entrevista à RPC nesta quarta. Terça-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mais uma vez apontou ao Ministério da Saúde preocupação com as doses dos profissionais de saúde e pediu envio de mais doses para esse grupo.

O Paraná optou por seguir a orientação do Ministério da Saúde e vai aplicar as duas doses da Pfizer com espaço maior do que o da bula. Ao invés de 21 dias, o intervalo será de três meses, assim como na vacina da Astrazeneca. A decisão foi tomada seguindo o modelo de vacinação no Reino Unido, que após estudos mostrarem 80% de eficácia da Pfizer já na primeira dose, decidiu prolongar o período das doses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]