• Carregando...
Comemoração de aniversário do Mercado Municipal começa às 16h. | Antônio More/Gazeta do Povo
Comemoração de aniversário do Mercado Municipal começa às 16h.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Tradicional ponto de encontro de Curitiba, o Mercado Municipal completa 59 anos nesta quarta-feira (2) com direito a cinco bolos de aniversário. A comemoração começa às 16h no Espaço Arena e contará com show da Banda Lyra.

Leia também - 15 fatos curiosos, histórias e personalidades do Mercado Municipal

A chef de cozinha Ana Paula Cruz, responsável pelos doces de aniversário, promete boas surpresas. “O bolo principal irá homenagear o Brasil, o Paraná e Curitiba. Os demais terão decorações e ingredientes inspirados nos vários setores do Mercado”, afirma.

De acordo com a prefeitura, cerca de 3,1 milhões de pessoas percorrem os corredores do mercado todos os anos em busca de cereais, carnes, peixes, especiarias e pratos de todas as partes do mundo. É como se praticamente cada curitibano passasse pelo Mercado Municipal ao menos duas vezes ao ano.

Construído entre 1956 e 1958, o Mercado Municipal foi projetado pelo o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, que também era engenheiro. A construção foi autorizada em 1954 pelo então prefeito e ex-governador Ney Braga (1917-2000).

O Mercado Municipal ocupa 16,8 mil metros quadrados e reúne 196 comerciantes que vendem mais de 72 mil itens. Nas bancas e boxes, é possível adquirir de tudo: bebidas importadas e nacionais, queijos, ervas medicinais, temperos, especiarias, conservas, pescados, embutidos, carnes com cortes especiais, flores e objetos de decoração.

O local conta também com um setor de orgânicos, com uma ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, e restaurantes, cafés e lanchonetes.

Programação especial

Durante todo o mês de agosto, o Mercado Municipal receberá uma programação especial para celebrar os 59 anos. Além do bolo desta quarta (2), na quinta-feira (5), a partir do meio-dia, o Grupo de Ópera Comunitária da Fundação Cultural de Curitiba fará um flash mob lírico com 15 cantores caracterizados de feirantes. No mesmo dia, às 13 horas, irá ocorrer uma apresentação de tango.

Nos dias 11 e 12 de agosto, o Mercado irá promover o 6º Curitiba Expovinhos, que irá reunir produtores de mais de 500 rótulos de 15 países. O evento, pago, terá aulas-show, harmonização com queijos e degustação de doces e vinhos, das 16h às 21h (sexta) e das 12h às 18h (sábado).

No Dia dos Pais (13), ocorrerá uma Exposição de Fuscas Antigos. Serão 11 modelos dentro do Mercado e na calçada da Avenida Sete de Setembro.

Para encerrar as comemorações dos 59 anos, no dia 27 está programado o 2º Passeio Ciclístico do Mercado Municipal de Curitiba, com saída do calçadão da Avenida Sete de Setembro, às 9h30 (concentração e inscrições irão ocorrer, no local, às 8h35).

Durante a programação, o Mercado Municipal também irá lançar o Calendário de Eventos 2017/2018, denominado A Caminho dos 60 Anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]