• Carregando...
Se a Declaração de Vacinação do aluno não for apresentada na matrícula em um mês, caso será encaminhado ao Conselho Tutelar. | CESAR MACHADO/Gazeta do Povo
Se a Declaração de Vacinação do aluno não for apresentada na matrícula em um mês, caso será encaminhado ao Conselho Tutelar.| Foto: CESAR MACHADO/Gazeta do Povo

As rematrículas da rede estadual de ensino do Paraná começam dia 19 de novembro e vão até 30 de novembro. A novidade deste ano é que as escolas vão exigir que os pais apresentem a Declaração de Vacinação para matricular os filhos. A ausência da comprovação das vacinas em dia não vai impossibilitar a matrícula. Entretanto, os pais terão 30 dias para regularizar a situação em uma unidade de saúde. Do contrário, o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar.

Pais ou responsáveis dos alunos que vão ingressar no 7.º, 8.º ou 9.º ano do ensino fundamental ou na 2.ª ou 3.ª série do ensino médio devem ir até a escola para a rematrícula. Além da Declaração de Vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: original e cópia da fatura recente da concessionária de energia elétrica e o RG do aluno maior de 16 anos. A Declaração de Vacinação será solicitada para alunos menores de 18 anos.

- Leia também - Matrículas do 1.º anos da rede municipal de Curitiba começam dia 6 de novembro

A Declaração de Vacinação pode ser emitida em unidades de saúde da rede pública ou privada e está sendo exigida após aprovação da Lei Estadual 19.534. O documento atesta que as vacinas do estudante estão em dia.

Matrículas

Já entre os dias 3 e 7 de dezembro, será o período para os alunos fazerem as matriculas iniciais. Ou seja, é especialmente para os estudantes que vão ingressar na rede estadual ou uma nova etapa da educação básica: 6.º ano do ensino fundamental ou na 1.ª série do ensino médio. Nese caso, os pais também terão de apresentar a Declaração de Vacinação.

- Veja mais - Detran-PR autoriza pagamento de multas e taxas com cartão de débito e crédito

Para os estudantes que vem de outro país ou estado, estão trocando de cidade, deixando a rede privada para ingressar na rede estadual ou que desejam mudar de escola estadual, os pais ou responsáveis devem ir diretamente à instituição em que estão interessados a partir do dia 10 de dezembro e fazer a inscrição no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve).

Aulas

O ano letivo em 2019 começa no dia 14 de fevereiro para um milhão de alunos da rede estadual de ensino do Paraná — quase três semanas antes do carnaval. Apesar de as aulas começarem na primeira quinzena do mês de fevereiro, os cerca de 100 mil professores e profissionais da área retornam ao trabalho uma semana mais cedo, no dia 7, quando está programada o início da Semana Pedagógica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]