• Carregando...
Quatro pacientes que tomaram vacina contra gripe em Unidade Básica de Saúde (UBS) do Boa Vista apresentaram problemas de saúde | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Quatro pacientes que tomaram vacina contra gripe em Unidade Básica de Saúde (UBS) do Boa Vista apresentaram problemas de saúde| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Subiu para quatro o número de casos de pacientes que tiveram reação exagerada após receberem a vacina contra a gripe em Curitiba. A nova situação foi confirmada pela prefeitura na manhã desta segunda-feira (8) e também ocorreu na unidade básica de saúde (UBS) Medianeira, no bairro Boa Vista, que já havia registrado as três ocorrências anteriores. O posto de saúde segue interditado desde sexta-feira (5), quando as notificações foram feitas. Por causa desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um número de telefone de plantão, para que a população possa tirar dúvidas sobre a campanha de vacinação - o (41) 99961 5194. O serviço funciona 24 horas por dia.

O novo caso de reação à vacina é de uma mulher que também foi imunizada no dia 27 de abril , o mesmo dia em que os demais pacientes prejudicados receberam a dose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente desenvolveu infecção bacteriana, mas apresenta quadro estável. Quanto aos outros três pacientes, dois apresentam quadro estável e um segue em estado grave.

Todas as situações estão sendo investigadas. A superintendente de Vigilância e Saúde de Curitiba, Juliane Oliveira, explicou que os pacientes que reagiram à aplicação com quadros infecciosos foram submetidos a exames. Os resultados ajudarão a esclarecer o que causou os problemas.

“Continuamos investigando todas as hipóteses e ainda não podemos afirmar onde foi a falha. Ainda esperamos os resultados dos exames laboratoriais que vão identificar qual bactéria causou as infecções nestes pacientes”, esclareceu a superintendente.

Segundo Juliane, os resultados desses exames devem sair em aproximadamente sete dias.

Por precaução, a unidade de saúde Medianeira foi fechada temporariamente sexta-feira para identificação da causa do problema. Além disso, um processo administrativo foi instaurado para apurar responsabilidades. Os usuários do posto estão sendo redirecionados paras as unidades Pilarzinho, Abaeté, Barreirinha e Santa Efigênia.

Sintomas

Quem tomou a vacina deve ficar atento a sintomas como dor e vermelhidão persistentes e que se estendam além do local onde a vacina foi aplicada. As reações comuns são dor e sensibilidade no local da aplicação, que geralmente passam em dois dias. Manifestações gerais leves, como febre, mal-estar e mialgia podem começar entre seis e 12 horas depois da vacinação e persistir por um a dois dias.

Segundo a SMS, ainda não foram identificados problemas com a vacina, produzida com vírus fragmentado e inativo. O imunizante contra gripe é seguro e não causa a doença. As doses dessa campanha, que segue até o dia 26 de maio, são trivalentes, com componentes dos vírus H1N1, H3N2 e B. As doses estão disponíveis nos postos de saúde para pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações devido ao vírus. No dia 13, deve ocorrer uma mobilização nacional da campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]