• Carregando...
Sol deve aparecer desde cedo na capital | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Sol deve aparecer desde cedo na capital| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O sol segue brilhando em Curitiba e, com ele, a onda de calor que invadiu a capital permanece nesta quinta-feira (30). Não vai chover e o dia será marcado por temperaturas mais elevadas durante a tarde. Pela manhã, a promessa é de temperaturas mais amenas e de nevoeiro fraco em alguns pontos da cidade, mas que logo se dissipam – ou seja, a amplitude térmica se mantém. Segundo o Instituto Simepar, o tempo só deve sofrer alteração a partir do fim de semana, quando uma frente fria que atua entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai se aproxima do Paraná.

Na capital, nesta quinta, os termômetros devem variar entre 12°C e 24°C. A sensação de calor será um pouco maior do que a sentida na quarta-feira (29). Segundo o Simepar, o nevoeiro que amanhece em Curitiba deverá se dissipar por volta das 10h e o sol brilha com mais força. Os ventos não devem passar dos 40 km/hora.

Leia também: IFPR tem 6 mil vagas para ensino técnico e superior; inscrições são prorrogadas

O tempo deve seguir com essa média de temperaturas mais altas no Paraná até o fim de semana, quando a frente fria deve chegar e trazer chuvas no domingo (2). Conforme explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar, é justamente a aproximação da frente fria que contribui para a formação de calor. “A frente fria vai se manter atuando e por isso aquece tanto, por conta da chegada do sistema frontal. O calor costuma vir primeiro, antes da chuva, por isso os dias permanecerão mais quentes e secos no estado”, informa Braun.

No Litoral, a amplitude térmica também continua significativa. As temperaturas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná devem variar entre 15°C e 27°C. Segundo o Simepar, a diferença do tempo em relação a Curitiba é a maior presença de umidade, o que causa um aumento de nuvens nas praias. No entanto, não há previsão de chuvas no Litoral. O céu apenas demora mais para abrir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]