• Carregando...
O dia não deve ser tão gelado, mas temperaturas devem cair já ao anoitecer | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O dia não deve ser tão gelado, mas temperaturas devem cair já ao anoitecer| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A influência de uma frente fria que passa por Curitiba deixa o tempo nublado na capital no início desta quinta-feira (9). No entanto, espere chuvas significativas. Ao longo do dia, a nebulosidade tende a se dissipar, dando lugar ao frio mais intenso que deve englobar praticamente todo o Paraná. Por causa disso, há a previsão da formação de geadas até a sexta-feira (10) em várias regiões do estado — incluindo na Região Metropolitana de Curitiba. As informações são do Instituto Simepar.

Em Curitiba, os termômetros devem registrar temperaturas um pouco mais quentes nesta quinta. Mesmo com o céu mais fechado, a máxima pode chegar a 19°C — cerca de 3°C a mais do que a temperatura máxima registrada na quarta-feira (8). Contudo, segundo o Simepar, a mínima permanece marcando os mesmos 10°C, ou seja, o friozinho das manhãs de inverno continua e os termômetros vão subindo com o passar das horas. O mesmo vale para o Litoral, onde as temperaturas variam entre 14°C e 24°C.

Leia também: Defesa Civil do PR emite alerta de geada e de temperatura negativa nos próximos dias

Com a aproximação da noite, porém, a frente fria se afasta para o mar e a promessa é de frio intenso nas regiões paranaenses justamente por causa de uma massa de ar frio que vai passar pelo estado. Ela avança principalmente nas últimas horas de quinta e faz as temperaturas despencarem já na madrugada de sexta-feira, quando estão previstas geadas mais fortes no Sul do estado, e de fracas a moderadas no Oeste, Centro-Sul e Leste – incluindo alguns pontos de Curitiba e Região Metropolitana.

Na quarta-feira (8), a Defesa Civil de Curitiba chegou a emitir um alerta para a possibilidade de geada forte em várias regiões do Paraná. De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, o fenômeno chega por causa dessa massa de ar polar. A meteorologista destaca que o frio vem da Argentina, percorrendo o sentido Leste muito rapidamente, o que deve fazer com que o Paraná seja quase todo coberto na sexta. Conforme a Ana Beatriz, ainda não é certo que Curitiba tenha geada, mas cidades da Região Metropolitana podem ser afetadas, como Araucária e Campo Largo.

Em alguns municípios do estado a temperatura pode chegar a ficar negativa na sexta-feira. É o caso de Guarapuava, que tem variação térmica prevista entre -1ºC e 14ºC. Em Curitiba, a sexta deve ter mínima de 4°C e máxima de 15°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]