• Carregando...
 | Aniele Nascimento    /    Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Após um início de semana úmido e nublado, a terça-feira (8) chega para confirmar que os dias de céu aberto acabaram em Curitiba e região. O dia será alternado entre somente nuvens e nuvens carregadas que resultam em chuvas fracas. A previsão se repete para as cidades do Litoral e da região Leste do estado.

A causa da instabilidade, de acordo com o Instituto Simepar, é um sistema meteorológico que está atuando sobre o oceano, trazendo a umidade tanto para a parte Leste do Paraná, quanto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com as nuvens cobrindo o sol, as temperaturas não sobem muito, mas há aumento da amplitude térmica com relação à segunda-feira (7). O Simepar prevê mínima de 14ºC e máxima de 22º.

- Leia mais - Frio chega a Curitiba nos próximos dias e temperaturas podem ficar abaixo de 10º C

Apesar da possibilidade de chuva acontecer do início da manhã até o fim da tarde, a maior probabilidade é de que a precipitação caia em momentos isolados, como explica a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar. “Quem estiver pela cidade vai sentir algum evento ou outro de chuvisco, aquela chuva mais fraca isolada por bairros”, diz.

- Veja também - Morador transforma privadas em banco de praça, mas prefeitura da RMC manda tirar

A boa notícia é que já na quarta-feira (9), a umidade deve se dispersar, deixando o dia nublado mas sem chuvas.

Litoral

Nas praias do estado, a chuva deve passar de mera garoa e chegar ao patamar de tempestade. Desde o início da manhã até o fim da tarde, a instabilidade é densa e sem raios. As descargas elétricas podem começar a aparecer durante a noite, quando a previsão também é de chuva. Em Guaratuba, Matinhos e Paranguá, a temperatura mínima fica em 20ºC e a máxima em 24ºC.

Conforme Ana Beatriz, chama a atenção o grande volume de chuva registrado nos pluviômetros do Simepar no litoral, para maio. Enquanto a maior parte das estações meteorológicas do Paraná não chegaram a registrar nem 10 mm de chuva desde o início do mês, Antonina, por exemplo, já chega a 74,4 mm. Já em Guaratuba, o índice acumulado bate a casa dos 68 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]