• Carregando...
Vacina é indicada  para pessoas que tenham entre nove anos e 59 anos de idade que nunca receberam a imunização. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Vacina é indicada para pessoas que tenham entre nove anos e 59 anos de idade que nunca receberam a imunização.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Todas as 110 unidades de saúde básica de Curitiba estão disponibilizando vacinas gratuitas conta a febre amarela. Antes a dose era ofertada apenas para quem iria viajava para áreas de risco. Mas pela proximidade do verão - quando o vírus circula mais - e, principalmente, por causa do surto da doença em todo o país entre o fim de 2017 e o começo de 2018, uma determinação do Ministério da Saúde decidiu ampliar a proteção .

Para receber a vacina, é preciso ir ao posto de saúde com a carteira de vacinação, RG ou um documento com foto. A imunização é indicada para pessoas que tenham entre nove meses até 59 anos de idade.

Leia também: Prefeitura embarga ambulatório do Hospital Evangélico

As pessoas que já foram imunizadas não precisam tomar de novo. Contudo, em caso de dúvida, a orientação é buscar os profissionais de saúde, nos horários de funcionamento das unidades, de segunda à sexta-feira. Para facilitar a aplicação da vacina, a prefeitura criou um cronograma com os dias que cada unidade oferta a dose que pode ser acessado no site do município. Vale lembrar que a vacina não será aplicada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Saiba mais: Hospital do Idoso busca voluntários; saiba como ajudar

Sintomas

Assim como a dengue, a febre amarela é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados. No ciclo silvestre, o transmissor é o mosquito Haemagogus e Sabethes. Já no ciclo urbano, o transmissor do mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas iniciais da doença, a pessoa infectada pode ter dor de cabeça, dor nas costas, dor no corpo, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza, calafrios e súbito de febre. Nos casos mais graves, o doente poder desenvolver icterícia (cor amarela na pele e os olhos), hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos, podendo chegar ao óbito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]