• Carregando...
A família de Gilson Souza “marcou o território” para a virada de ano na praia. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
A família de Gilson Souza “marcou o território” para a virada de ano na praia.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Apesar do show de fogos de Guaratuba, no Litoral do Paraná, acontecer só à meia-noite, alguns veranistas começaram a se preparar para o foguetório já na manhã desta segunda-feira (31). Carregados de tendas, estoque de cervejas, churrasco e até mesmo colchão de ar, os turistas chegaram cedo na Praia Central para garantir um espaço no fim do dia.

“A gente já quis marcar o território e aproveitar pra curtir o dia na praia”, diz o publicitário Gilson Souza, que veio de Bandeirantes, no Norte do Paraná, com a família. O grupo está em sete adultos e duas crianças - e foi pensando nos pequenos que eles trouxeram um colchão de ar, para que eles possam descansar quando quiserem.

Muito preparada, a família trouxe até mesmo uma lâmpada para usar após o anoitecer. A energia elétrica será emprestada de um comércio em frente ao “acampamento”. Para comer, carne, salada, e o champagne para o momento da virada, que ficou reservado em um cooler com gelo. Segundo Souza, a ideia de montar a tenda na região veio após quase 20 anos de reveillon em Matinhos. “Eu fico em um camping de Matinhos todo ano novo, desde 1999. Esse ano quis variar”, explica. A família escolheu estrategicamente um local logo ao lado de onde o carro de som da prefeitura estacionou.

Outra família que teve ideia semelhante foi a do auxiliar de serviços gerais Valter Miranda, de 44 anos. O grupo, também de sete pessoas, está em uma situação de ainda mais ousadia: eles chegaram a Guaratuba nesta segunda, por volta das 5h da manhã, e vão embora logo após o show de fogos. “Por isso a gente trouxe tudo para ficar bem acomodado por aqui. Colchão pequeno para meu filho dormir, uma barraca pequena pra trocar de roupa, e muita comida”, conta.

A família de Valter Miranda teve de parar o churrasco, mas continuou na praia.

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Como a família de Miranda foi uma das primeiras a chegar à praia, porém, não teve tanta sorte. “A polícia chegou aqui por volta das 11h e pediu para que nós parássemos de fazer churrasco, que era proibido”, explica a esposa do auxiliar, Jucelia Aparecido Ricardo, de 36 anos. Mas apesar de terem interrompido a atividade, os sete não se deixaram abalar. “É ano novo, temos que esquecer qualquer stress e relaxar”, garante Jucelia.

Da mesma forma também pensa a família do bancário Rafael Votdk, de 34 anos. O grupo, que está em cerca de 20 pessoas, passou a tarde inteira na Praia Central, mas não pretende ficar direto até o momento da virada de ano. “A gente vai pra casa jantar e tomar banho. Sei que vamos perder o lugar, mas não dá pra ficar nervoso por causa disso”, afirma Votdk.

Público

As praias do Litoral do Paraná, juntas, devem receber cerca de 1,5 milhão de pessoas nesta segunda-feira (31). A estimativa é da Polícia Militar (PM), que promete fazer policiamento em todas as praias do estado, dando especial atenção àquelas com programação intensa. É o caso de Guaratuba, cujo show de fogos de artifício acontece no morro do Cristo, e deve durar 13 minutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]