• Carregando...
Quatro pessoas morreram após serem atingidas por viatura | Alex Silveira/Gazeta do Povo
Quatro pessoas morreram após serem atingidas por viatura| Foto: Alex Silveira/Gazeta do Povo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um vídeo na manhã desta quarta-feira (1.º) que mostra o momento em que a viatura da Polícia Militar (PM) passa pela canaleta instantes antes do acidente que matou quatro pessoas na Linha Verde na tarde da última terça (31), em Curitiba. As imagens foram gravadas por uma câmera de segurança da própria PRF que fica a apenas alguns metros do local da batida e mostram o veículo oficial passando em alta velocidade no sentido Atuba da rodovia. Na gravação, não é possível ver o giroflex da viatura ligado.

Em uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira, o tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, comandante do 20º Batalhão da PM, disse que o acidente foi uma fatalidade e destacou que a sinalização da viatura estava ligada. “O que eu posso dizer é que a viatura estava com as luzes ligadas e sirene também. Segundo informações já levantadas por testemunhas, a viatura estava andando na velocidade compatível com a via”.

Veja também: Duas pessoas da mesma família estão entre as vítimas de acidente na Linha Verde

O comandante disse que os policiais envolvidos no acidente estão bem, mas com o psicológico abalado. “Ninguém faz isso porque quer. Este é o caso de delito de trânsito e será investigado. Eu acredito que neste caso não houve excesso de velocidade”, explicou o tenente-coronel.

Leia também: Em depoimento, PM que atropelou 4 diz que estouro do airbag motivou o acidente

O questionamento sobre o fato de o giroflex e a sirene estarem ou não ligados veio à tona justamente pela exigência do Código de Trânsito Brasileiro que só permitir a circulação de carros oficiais em canaletas durante atendimento e com esses equipamentos de sinalização ligados. Questionada sobre a ocorrência que os policiais estariam indo atender, a PM afirmou, em nota, que a “questão deve ser tratada durante os procedimentos investigatórios e durante a oitiva dos policiais militares”.

Dedetran vai investigar

Ainda nesta quarta-feira, a Polícia Civil confirmou que a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) vai investigar o acidente. Segundo a polícia, o PM que dirigia a viatura já foi ouvido e um inquérito policial foi instaurado para apurar a dinâmica do acidente envolvendo a viatura. 

De acordo com as informações prestadas pelo PM, ele teria tentado desviar de um pedestre que cruzava a canaleta e, na manobra, bateu a roda contra o meio fio. Com isso, ele perdeu o controle da viatura, atingindo as quatro mulheres que aguardavam em um ponto de ônibus e outros carros que seguiam no sentido Linha Verde Sul. O policial chegou a fazer o teste de dosagem alcoólica e o resultado deu zero, bem como os outros motoristas envolvidos, que também passaram pelo teste.

Agora, a Dedetran vai ouvir as testemunhas e os familiares das quatro vítimas que morreram no acidente. A Polícia Civil também vai analisar as imagens das câmeras de segurança da região para tirar algumas dúvidas que ainda restam. Além disso, a polícia espera, ainda, os laudos do Instituto de Criminalística.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]