• Carregando...

A China prometeu no domingo apoiar a estabilidade do euro e não reduzir investimentos em bônus de governos europeus, num esforço para afastar as críticas sobre sua política cambial antes de um encontro com a União Europeia nesta semana.

O país enfatizou seu compromisso em cooperar com as 27 nações da União Europeia.

"Tenho deixado claro que a China apoia um euro estável", afirmou o premiê chinês, Wen Jiabao, durante visita à Grécia. "Não vamos reduzir os bônus europeus em nosso portfólio."

Wen, que no sábado se ofereceu para comprar bônus soberanos da Grécia quando o país retomar as emissões, afirmou neste domingo que está feliz com os gregos começando a sair da crise de dívida.

A China tem afirmado que precisa diversificar seus ativos em moeda estrangeira e já comprou bônus da Espanha.

Durante a crise de dívida da Europa, autoridades chinesas pressionaram os europeus a tomar medidas para enfrentar os problemas e recuperar a confiança no euro.

Pequim vem rejeitando qualquer discussão internacional sobre sua própria política cambial até agora.

Antes da cúpula entre China e UE, no dia 6, Wen pediu que o bloco reconheça seu país como uma economia de mercado, status que o tornaria menos vulnerável a ações antidumping sob as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC).

Em troca, a China ofereceu aumentar a proteção de copyright e ampliar o comércio bilateral.

"A China se compromete a melhorar o ambiente para investimentos, intensificar a proteção de copyright, ampliar o comércio bilateral e elevar a cooperação tecnológica", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]