• Carregando...

A Previdência Social começou a pagar nesta segunda-feira (25) a segunda parcela do 13º salário para os segurados. No total, serão pagos R$ 13.125.602.140,47. Hoje, o benefício começa a ser depositado na conta de que recebem até um salário mínimo e tem o número do cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os que recebem mais de um salário mínimo terão os valores creditados a partir de 2 de dezembro.

As parcelas serão pagas junto com o benefício de novembro e vão ter o desconto do Imposto de Renda (IR). A maioria dos segurados terá 50% do valor do benefício creditado. Os que estão em auxílio-doença, no entanto, devem receber uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

A distribuição vai até o dia 6 de dezembro, mas nem todos os aposentados e pensionistas vão ter direito. Quem recebe os benefícios assistenciais não terá acesso, de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

Para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, os pagamentos devem aquecer a economia das cidades. "É uma boa notícia para o beneficiário, para o segurado da Previdência, mas também para o comércio. O dinheiro vai estar nas mãos dos segurados que irão, certamente, fazer o melhor uso disso junto ao comércio, junto às atividades de lazer, o que vai incrementar a economia de cada município", disse.

Saiba como fazer as consultas

O contracheque pode ser consultado pelo site da Agência Eletrônica do Site da Previdência Social (www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre), em que o beneficiado pode requerer pelo número do benefício, pela data de nascimento ou pelo nome e pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF). A opção para quem não puder acessar o site é ir a um terminal de autoatendimento do banco em que o benefício é recolhido.

O beneficiado que quiser conhecer o valor injetado na economia de cada estado pode acessar o site do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]