i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Carnaval

Aumenta o movimento nos aeroportos do país e mais de 600 vôos têm atrasos

  • PorCBN/Reuters/O Globo/O Globo Online
  • 16/02/2007 15:50

O movimento nos aeroportos brasileiros aumentou muito no início da noite desta sexta-feira. Apesar da operação montada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para evitar problemas, dos 1.662 vôos programados, 626 (37,7%) já sofreram atrasos de mais de 45 minutos.

Segundo o comando da Aeronáutica, os atrasos são normais e se devem, principalmente, ao aumento de no movimento, o que gera atrasos sequenciais, ou seja, é preciso um tempo maior entre pousos e decolagens para o controle eficaz do tráfego aéreo.

O comando informou ainda que os operadores de vôo trabalham normalmente, por escalas, e que não há greve ou operação-padrão. Os equipamentos também operam normalmente.

Em Congonhas, aeroporto de maior movimento do país, um em cada três vôos está saindo com atraso. Segundo assessores, os atrasos variam de 15 minutos a uma hora, também considerados normais.

A previsão é de que 50 mil passageiros passem pelo aeroporto em 881 operações de pouso e decolagem.

O destinos mais procurados pelos passageiros neste carnaval são o Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

No aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio, o movimento é intenso e há grandes filas. Os atrasos maiores ocorrem mais nos pousos que nas decolagens.

A expectativa é de 30 mil pessoas passem pelo local no carnaval, 10% a mais que em dias normais.

O superintendente regional da Infraero, Edgar Brandão Jr., o caos registrado no fim do ano não deve se repetir.

Depois de confirmar o nome do brigadeiro juniti Saito como ministro da Aeronáutica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o ministro da Defesa, Waldir Pires, para discutir o setor aéreo. O nome de Saito foi saudado pelos militares e a mudança pode afastar a possibilidade de greve dos controladores durante o carnaval.

Segundo o Palácio do Planalto, Waldir Pires, fez ao presidente um "relato tranquilizador'' sobre a situação dos aeroportos para o período do Carnaval.

Durante o encontro, Lula falou por telelefone com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi.

- Foi uma reunião boa e o dia está tranqüilo. Temos um movimento muito acima do normal e um intenso tráfego aéreo, mas tudo está transcorrendo com tranqüilidade. Acredito que teremos um bom carnaval - afirmou Zuanazzi por telefone.

Nessa quinta-feira, os vôos atrasaram em dobro. Numa tentativa de evitar o caos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que aumentará a fiscalização nos aeroportos por dez dias .

A Fundação Procon de Guarulhos, na Grande São Paulo, fiscalizará o cumprimento dos horários de vôos no Aeroporto Internacional de São Paulo. A Operação Carnaval, como foi batizada, tem 14 fiscais e será realizada até a quarta-feira de Cinzas. Para evitar transtornos, a Aeronáutica convocou todos os controladores de vôo.

De acordo com a Anac, os transtornos nos aeroportos podem voltar a se repetir a partir de março, quando os horários de muitos vôos no país serão alterados com o início das obras na segunda pista do Aeroporto de Congonhas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.