• Carregando...

Os 185 mil bancários em greve no país por reajuste salarial decidiram nesta sexta-feira manter o movimento por tempo indeterminado. No segundo dia de greve nacional, 9 mil profissionais não trabalharam em Curitiba e região, e cerca de 4,8 mil no interior do estado. Cerca de 170 agências e seis centros administrativos foram fechados na capital, mas algumas abriram com base em decisões judiciais.

Na capital, as unidades do Centro têm o maior número de grevistas. Também foram fechadas agências nos bairros Portão, Pinheirinho, CIC, Juvevê, Bacacheri, Tingüi, Alto da XV, Centro Cívico, Seminário, Champagnat e Ahú. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba, agências das cidades vizinhas Campo Largo, Araucária e São José dos Pinhais também não funcionarios.

Quem procurou nesta sexta os terminais de caixa eletrônico pôde fazer saques, mas precisou enfrentar filas. Foi o caso da médica Margareth Ulbrich, que precisava retirar dinheiro e desistiu ao ver a fila com cerca de 30 pessoas no Banco Real ABN Amro da Avenida Marechal Floriano. "Vou procurar outro", disse.

O atendimento nos caixas só foi feito em agências beneficiadas por liminares judiciais. O Santander da Avenida Marechal Deodoro abriu ao público às 15h30 mas fechou no horário normal, às 16h. "O ganho salarial não compensa essa confusão", afirmou uma funcionária.Uma liminar emitida ainda em setembro beneficiou o Bradesco, que pôde abrir três agências, assim como Itaú e Unibanco.

Encontrar um caixa aberto era a esperança da dona de casa Maria Cordeiro, ontem, às 15h30. Depois de tentar sem sucesso pagar uma conta do cartão de crédito do Unibanco, ela foi informada de que uma terceira estaria atendendo. "A gente fica triste. Minha conta é do mês passado e está com juros", reclama.

Reivindicações

Os bancários pedem aumento real de 7,05% e a reposição da inflação, que foi de 2,85% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos 12 meses. Também querem Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de um salário mais R$ 1,5 mil e 5% do lucro líquido do banco. A Federação Nacional dos Bancos aceita conceder apenas a perda pela inflação e PLR de 80% do salário mais R$ 823.

Depois de sete rodadas de negociação, a próxima conversa pode ocorrer na segunda-feira. A Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil terão reuniões à parte para discutir planos de cargos e salários e outros benefícios. Aposentados

De acordo com José Paulo Staub, secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Curitiba, muitas agências abriram para atender aposentados, que têm pouca habilidade com os terminais eletrônicos. "Na medida do possível auxiliamos a retirada de benefícios", diz José Altair Sampaio, secretário da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec).

Apesar da greve, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai prorrogar o prazo de recadastramento dos aposentados e pensionistas. Os cerca de 151 mil segurados com benefícios de final 3 que ainda não responderam à convocação, feita a partir de junho, poderão ficar sem o pagamento em novembro, a menos que a greve termine até 27 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]