i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Resultado

Banco Pan impulsiona originação de crédito e tem lucro no 2º tri

Antigo Banco PanAmericano, a instituição teve lucro liquido de 12,7 milhões de reais no segundo trimestre, ante prejuízo de 262,5 milhões sofrido no mesmo período de 2012

  • PorReuters
  • 06/08/2013 05:35

O banco Pan, antigo Banco PanAmericano, teve lucro líquido no segundo trimestre, com impulso na originação de crédito e diminuição de provisionamento para inadimplentes ajudando a reverter o prejuízo apresentado no mesmo período do ano passado.

A instituição, controlada por BTG Pactual e pela Caixa, teve lucro liquido de 12,7 milhões de reais no segundo trimestre, ante prejuízo de 262,5 milhões sofrido no mesmo período de 2012. No semestre, o banco teve lucro de 51,8 milhões de reais.

O banco atingiu uma originação de créditos média mensal de 1,19 bilhão de reais no segundo trimestre, alta de 129,8% sobre um ano antes. Na comparação com os três primeiros meses do ano houve alta de 14%.

"O crescimento da produção (...) foi impulsionado principalmente pela maior originação de créditos consignados, de veículos e imobiliários", afirmou o banco no balanço, acrescentando que cedeu 1,56 bilhão de reais em carteiras de crédito imobiliário, direto ao consumidor e consignado no segundo trimestre.

O volume de financiamentos de veículos, que permanece sendo o principal negócio do banco, dobrou em relação ao mesmo trimestre do ano passado, chegando a 1,63 bilhão de reais.

Na comparação anual, a concessão de crédito consignado avançou 147,1%, a 796,3 milhões de reais. Já a carteira de crédito imobiliário atingiu 1,36 bilhão no fim de junho, com 62% do montante referente a empréstimos para pessoas jurídicas.

A diminuição da reserva para inadimplentes e a recuperação de créditos baixados anteriormente também foi expressiva, ajudando o Pan a encerrar o trimestre no azul. A despesa líquida de provisão para créditos de liquidação duvidosa caiu 57,2% sobre o mesmo período do ano passado, para 175,2 milhões de reais.

"A continuidade da queda da despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa segue refletindo a tendência apontada pela melhora dos indicadores antecedentes de qualidade da carteira das safras originadas desde o fim de 2011", disse o banco.

No final de junho, a carteira total de crédito do Pan somava 14,77 bilhões de reais, alta de 37,2% sobre um ano antes.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.