O Banco Central manteve a sua avaliação de que não serão necessários reajustes no preço da gasolina neste ano. A informação consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ocorrida na semana passada, quando os juros foram cortados em 0,50 ponto percentual, para 12% ao ano. No documento, o BC não prevê reajustes para os preços da gasolina e do gás de bujão neste ano.

CARREGANDO :)

"A despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória futura dos preços do petróleo, permanece plausível o cenário central de trabalho adotado pelo Copom, que prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2007", informa o BC na ata do Copom.

"O preço do petróleo, outra fonte sistemática de incerteza advinda do cenário internacional, segue mostrando alta volatilidade, e apresentou elevação desde a última reunião do Comitê. Os patamares recentes das cotações internacionais dessa commodity parecem estar refletindo deslocamentos estruturais na demanda global por energia, bem como recorrentes episódios de incerteza geopolítica."

Publicidade

Para a energia elétrica, o Copom passou a dizer que os preços devem cair neste ano. Antes, o Copom estimava um aumento de 2,2% para a eletricidade. Neste mês, porém, passou a projetar uma queda de 0,9% nestes preços. Para a telefonia fixa, a expectativa de aumento dos preços em 2007 passou de 3,4% para 3,3%.