• Carregando...

O pacote anunciado ontem atende parte dos pedidos de mais estímulo e desoneração que diversos segmentos da economia nacional vêm pleiteando. Mas é visto como tímido por parte da indústria.

A Associação Brasileira da In­­dús­­tria Elétrica e Eletrônica (Abi­nee) ressaltou ontem que as me­­didas de desoneração afetaram apenas os bens de consumo. Se­­gundo o presidente da entidade, Humberto Barbato, o governo parece não ter se sensibilizado com os números apresentados pela entidade na reunião do último dia 21 – dados que, segundo ele, demonstram os danos que a indústria de bens de capital e infraestrutura de telecomunicações vem sofrendo face à concorrência desleal de fabricantes asiáticos.

"Com a forte competição dos importados, bancada pelo real valorizado, as empresas instaladas no país têm perdido espaço para os produtos estrangeiros, e por isso esperávamos que o governo fosse mais ágil no anuncio de medidas que compensassem esta situação", disse Barbato, em nota publicada no site da Abinee.

Mas outras entidades industriais, como a Fiep, elogiaram o governo. Para o presidente da Fe­­de­­ração das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, as medidas são positivas e devem ter impactos sobre a produção e o consumo locais ainda neste ano.

Ainda na terça-feira, quando o governo anunciou a nova taxa Selic, entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os sindicatos dos Me­­talúrgicos de São Paulo e do ABC Paulista e a Associação Brasi­leira da Indústria de Máquinas e Equi­­pamentos (Abimaq) se ma­­ni­­festaram, em nota, pedindo reduções mais significativas dos juros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]