• Carregando...

Um novo pacote anticrise será votado ainda nesta quarta-feira (1.º) no Senado americano e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera sem tendência definida, aguardando a decisão dos congressistas americanos sobre as medidas. O dólar fechou com alta de 1,05%, cotado a R$ 1,925.

Em Nova York, os principais índices operam em forte volatilidade, refletindo, ao mesmo tempo, as preocupações com os rumos da economia e também a expectativa em relação ao posicionamento dos congressistas americanos na votação de hoje.

Na Europa, os mercados fecharam antes da votação do novo pacote nos Estados Unidos. A Bolsa de Londres fechou em alta de 1,17% e o índice CAC40, da Bolsa de Paris, teve alta de 0,56% O índice Dax da Bolsa de Frankfurt foi o único a fechar o dia em queda, de 0,42%.

O dado mais relevante do dia foi o índice de atividade industrial dos Estados Unidos. O indicador fechou setembro a 43,5 pontos, no pior nível desde 2001. O mercado esperava o índice em torno de 49 pontos. Segundo especialistas, quando o índice de atividades do setor industrial fecha um mês abaixo de 50%, é sinal concreto de contração na economia do país.

- A atividade econômica vai diminuir. Com menos atividade econômica, o resultado financeiro das empresas também reduz. Com menos lucros, as ações passam a valer menos e os dividendos pagos também recuam. Então, quando dados da economia começam a ser divulgados, a recessão iminente vem à tona e os investidores desfazem-se de suas posições compradas em ações - comentou mario Paiva, analista da Corretora Liquidez.

Independente do pacote de injeção de recursos nas financeiras americanas, Paiva projeta pelo menos mais seis meses de baixa para o mercado acionário doméstico. Na opinião do especialista, certamente a aprovação do pacote vai gerar um otimismo pontual, mas a alta não se sustenta no curto prazo.

- A aprovação da proposta do pacote anticrise, devidamente ajustado, é importante para resolver um problema pontual de liquidez, mas a pior crise, que é a crise de confiança nos mercados, já está instaurada e levará mais tempo para ser recuperada - completou o analista da Liquidez.

Na Europa em alta nos principais índices e Ásia tem dia de otimismo moderado

Na Europa, o dia no mercado financeiro começou com expectativa positiva em relação ao novo pacote proposto, mas à medida que a Bolsa de Nova York foi intensificando as perdas, os principais índices passaram a cair. O principal índice da Bolsa de Londres subia mais de 1%, pela manhâ. A aprovação da proposta de compra da Rio Tinto, feita pela britânica BHP Billiton , também animou o mercado acionário em Londres, onde as ações da maior mineradora do mundo são negociadas. O CAC40, da Bolsa de Paris, chegou a avançar 5% no início do pregão, foi empurrado por dados de desemprego e atividades industriais no continente. A volatilidade ainda comandou os negócios na Bolsa de Frankfurt, onde o índice DAX apresentava queda desde a abertura, confirmada no final do pregão.

Na Ásia, o otimismo em relação ao novo pacote foi moderado. A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão desta quarta-feira em alta de 0,96%, em um mercado moderadamente otimista sobre a possibilidade de aprovação do plano de resgate do setor financeiro nos Estados Unidos.

O índice Nikkei 225 ganhou 108,40 pontos e terminou o pregão A Bolsa de Taiwan fechou em alta de 0,64% e a Bolsa de Sydney encerrou a sessão com um avanço de 2,82%. As bolsas de Hong Kong, Xangai e Cingapura não abrem nesta quarta-feira devido a um feriado.

Já a Bolsa de Kospi fechou em baixa de 0,58%. O índice Kospi perdeu 8,39 pontos e encerrou o dia com 1.439,67 unidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]