• Carregando...

O mercado de ações norte-americano teve leve queda nesta segunda-feira em uma das sessões com menor volume do ano, com investidores buscando refúgio em ações defensivas depois que notícias sobre fusões e aquisições não conseguiram aliviar preocupações com a recuperação econômica.

No fechamento, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,38 por cento, para 10.174 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,92 por cento, para 2.159 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,4 por cento, para 1.067 pontos.

Ações do setor de tecnologia pesaram no mercado como um todo, levando o índice Nasdaq a registrar a maior queda dos principais indicadores em meio à possibilidade de disputa entre Hewlett-Packard e Dell pelo controle da empresa de armazenamento de dados 3PAR. Os papéis da HP fecharam a sessão com baixa de 2 por cento.

A contra-oferta anunciada hoje pela HP segue outros anúncios recentes em fusões e aquisições, como as ofertas da Intel e da BHP Billiton, que impulsionaram o mercado acionário no começo do dia.

"O que ofuscou o ambiente positivo com o setor de fusões e aquisições --que não durou muito-- é o fato de que os dados econômicos continuam muito fracos e que há preocupação de que esta já amplamente discutida 'baixa temporada' possa ser algo mais sério", disse o vice-presidente da BB&T Wealth Management, Bucky Hellwig.

Analistas afirmaram que a recente onda de aquisições indica que as empresas continuam lucrando com cortes de custos mais do que com o crescimento de suas receitas, e isso mostra a fraqueza da economia.

Fusões também frequentemente geram cortes de funcionários, o que gera mais uma preocupação para o mercado de trabalho.

"As empresas podem ter um melhor desempenho que a economia geral por um certo tempo, mas logo, logo precisarão de um maior crescimento real", disse o estrategista-sênior da Wells Fargo Advisors, Scott Wren.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]