O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

O Ministério de Minas e Energia anunciou na noite desta segunda-feira (23), em nota oficial, a substituição do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, que permaneceu no cargo por apenas 40 dias. A mudança ocorre em meio às sucessivas altas nos preços dos combustíveis, motivo de insatisfação do presidente Jair Bolsonaro e que já havia causado a demissão do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

CARREGANDO :)

Para o lugar de Ferreira Coelho, o governo vai indicar Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Homem de confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes, ele já havia sido cotado para assumir a Petrobras por ocasião da demissão do general Joaquim Silva e Luna.

Paes de Andrade chegou, inclusive, a ser entrevistado pelo então ministro Bento Albuquerque. Entre os principais trabalhos desenvolvidos pelo secretário no governo, destaca-se a implantação da plataforma gov.br, que reúne serviços digitais do governo federal.

Publicidade

Segundo a nota do ministério, Andrade é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

A indicação dele para comandar a Petrobras precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da companhia. Paes de Andrade será o quarto presidente da estatal no governo Bolsonaro – o primeiro foi Roberto Castello Branco, demitido em abril do ano passado, também por causa do aumento no preços dos combustíveis.

Leia a nota oficial do Ministério de Minas e Engeria

O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.

O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.

Publicidade

Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.

Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr Caio Mário Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.

Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras.