• Carregando...

O principal índice das ações brasileiras fechou em baixa nesta segunda-feira, em uma sessão de movimento fraco, mesmo em dia de exercício de opções sobre ações, por causa do feriado nos Estados Unidos.

O Ibovespa recuou 0,47 por cento, a 70.609 pontos. O giro do pregão foi de 8,68 bilhões de reais --incluindo 3,78 bilhões de reais do exercício de opções sobre ações.

"O vencimento turbinou um pouco, mas acho que esse desempenho meio morno está em linha com o dia. Você não teve nenhum indicador, nenhum 'driver' para os mercados", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.

Para ele, o principal fator a ser monitorado durante a semana é a bateria de indicadores econômicos na China, com divulgação prevista para a madrugada de quinta-feira. "Esses dados acabam determinando como vai ser o aperto monetário, a desaceleração que o governo chinês vai impor à economia."

A ação mais negociada foi a preferencial da Vale, em alta de 1,23 por cento, a 52,86 reais. A valorização dos papéis garantiu com conforto o exercício de 376,1 milhões de reais em opções de compra a 51,26 reais.

A mineradora é uma das ações apontadas pela equipe de análise do braço de investimentos do Banco do Brasil como provável destaque em 2011, justamente pela expectativa de continuidade da forte demanda chinesa e de sustentação dos patamares elevados para a cotação do minério de ferro. A equipe do BB Investimentos também projetou alta de 24 por cento para o Ibovespa neste ano.

A segunda ação mais negociada neste pregão foi a preferencial da Petrobras, com baixa de 0,36 por cento, a 27,45 reais. Apesar da queda, muitos analistas receberam bem os dados referentes às reservas provadas de petróleo em 2010, divulgados na sexta-feira à noite.

A maior alta percentual do índice coube à Braskem, com variação de 3,63 por cento, a 20 reais. Já a maior queda ficou para ação preferencial da TIM Participações, com baixa de 4,23 por cento, a 5,88 reais.

Fora do índice, as ações da Positivo Informática se destacaram com alta de 6,38 por cento, a 10,50 reais. Os papéis da fabricante de computadores dispararam após a revista IstoÉ Dinheiro afirmar que o presidente da gigante chinesa Lenovo reiterou interesse em comprar uma companhia no Brasil.

Em comunicado, a Positivo afirmou que "tais rumores não têm qualquer fundamento, uma vez que inexiste negociação em curso."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]